• Sobre
  • Contato
19/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

Prazo para entrega do Imposto de Renda 2023 termina nesta quarta-feira

29 de maio de 2023
em Brasil, Destaque2
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Receita Federal libera nesta segunda consulta a restituição do Imposto de Renda

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

Faltam dois dias para terminar o prazo dado aos contribuintes para apresentarem a declaração do Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física 2023. De acordo com a Receita Federal, até o início da manhã desta segunda-feira (29), mais de 33,2 milhões de declarações haviam sido entregues. A expectativa é de que 39,5 milhões sejam entregues até o prazo final, que é o dia 31 de maio.

Do total de declarações já apresentadas, 23% utilizaram a pré-preenchida, o que, segundo a Receita, reduz o risco de erros. Esse modelo possibilita o uso de informações disponibilizadas a partir de bancos de dados do governo.

O Fisco, no entanto, alerta que “todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio”.

O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.

O pagamento das restituições foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração.

A declaração deste ano apresenta uma novidade em relação a quem tem investimentos na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes: a obrigatoriedade da declaração para esse público foi flexibilizada.

Agora, só é obrigado a enviar a declaração quem vendeu ações cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou quem obteve lucro de qualquer valor com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR, independentemente do valor da venda. Antes, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior, em qualquer valor, era obrigado a declarar.

 

 

Redação com Agência Brasil.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Debate na Comissão de Direitos Humanos reforça necessidade de salários iguais entre homens e mulheres

Próxima Matéria

SEMOB-JP realiza curso de Pilotagem Segura para servidores que utilizam motocicletas

Matérias Relacionadas

Imposto de Renda 2018: Receita paga 2º lote de restituições nesta segunda-feira
Economia

Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2025

19 de junho de 2025
Gasto sem comprovação documental acarreta débito de R$ 99,4 mil a presidente da Câmara de Cacimbas
Política

Municípios da PB gastaram mais de 700 milhões com festividades entre 2023 e 2025, revela relatório do TCE-PB

19 de junho de 2025
Defesa Civil segue de prontidão, visita comunidades e atende demandas
Paraíba

Inmet prevê chuvas intensas e alerta João Pessoa e mais 28 municípios paraibanos

19 de junho de 2025
Próxima Matéria
SEMOB-JP realiza curso de Pilotagem Segura para servidores que utilizam motocicletas

SEMOB-JP realiza curso de Pilotagem Segura para servidores que utilizam motocicletas

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio