No período de grande foco e esforço que os estudantes enfrentam para as provas do vestibular, uma rotina bem estruturada e eficiente desempenha um papel fundamental no alcance do sucesso pessoal e profissional.
Reconhecendo a importância disso, o Stoodi, edtech de cursos preparatórios 100% online que já ajudou mais de 8 milhões de alunos, preparou cinco dicas importantes para os estudantes aumentarem seu desempenho de maneira eficiente e saudável.
Seguem abaixo:
1) Estabeleça metas claras e seja flexível
Defina metas realistas e mensuráveis para cada dia, semana e mês. Isso ajudará a acompanhar o progresso e entender quais são as prioridades dentro do plano de estudo, que poderá, inclusive, se adaptar às demais tarefas do dia a dia.
2) Mantenha um estilo de vida saudável
A qualidade vale muito mais do que a quantidade. Por isso, estabeleça uma programação diária consistente, não apenas para estudo. Priorize o autocuidado, incluindo uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e um sono adequado. Um estilo de vida saudável contribui para melhorar a energia, a concentração e o bem-estar em geral.
3) Aproveite os momentos de alta produtividade
Ao manter-se saudável, é possível estabelecer a capacidade de identificar os picos de produtividade e aproveitá-los. Por isso, reconheça seu ritmo pessoal, identifique os momentos do dia em que está mais alerta e utilize esses períodos para realizar tarefas mais desafiadoras ou que exijam mais concentração.
4) Elimine distrações
É importante manter o estudo como uma atividade paralela às demais da vida pessoal. Assim, ao estudar, mantenha-se focado no momento, identifique e minimize as distrações do ambiente de estudo. Outra dica importante é usar o celular apenas durante as pausas, que também são superimportantes para manter o foco.
5) Aprenda a delegar tarefas e pedir ajuda
Não tenha medo de delegar tarefas e pedir ajuda, quando necessário. Distribuir responsabilidades ajuda a aliviar a carga de demandas, permitindo a concentração em atividades de maior impacto. Além disso, pedir um apoio externo ajuda a enxergar as coisas de outra maneira, se sentir apoiado e, consequentemente, mais motivado com a rotina de estudos.