A violência contra idosos foi tema do pronunciamento da vereadora Raíssa Lacerda (Avante), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (25). A parlamentar colocou seu gabinete à disposição da população para receber denúncias.
“Nossa sociedade está envelhecendo e devemos garantir que nossos idosos desfrutem de uma vida digna, segura e livre de violência. É alarmante constatar que a violência contra idosos está presente em nosso país. Segundo dados do Disque 100, mais de 33 mil denúncias de violência contra idosos foram registrados no ano de 2019. No entanto, devemos lembrar que esses números podem ser apenas a ponta de um iceberg, já que muitos casos não são denunciados”, lamentou a vereadora.
Raissa Lacerda destacou que a violência contra o idoso pode assumir várias formas, como o abuso físico, psicológico, financeiro, a negligência e o abandono. “Esses atos cruéis podem ser perpetrados por membros da própria família e por cuidadores. Entraremos em parceira com a Delegacia do Idoso e com a Promotoria do Idoso para abarcar essa causa. Então, podem entrar em contato com nosso gabinete, ou através das nossa redes sociais, para fazer qualquer denúncia”, sugeriu.
De acordo com a vereadora, ela acompanhou de perto várias denúncias enquanto exercia o cargo de secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania do Município.
Hospital da Mente
A vereadora também voltou a defender a necessidade da Capital contar com os serviços de um Hospital da Mente para acolher pacientes com transtornos mentais. “40% dos atendimentos de urgência em hospitais da nossa cidade são de pacientes com transtornos mentais. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm) não conseguem absorver toda essa demanda, precisamos de um Hospital da Mente”, defendeu Raíssa.