O canal no Youtube do “ Esse Rio É Meu”, projeto da OSCIP planetapontocom, que por meio de midiaeducação, promove diversas atividades de conscientização a respeito da conservação dos recursos hídricos nas escolas públicas, foi retirado do ar no dia 06/05, sem nenhum tipo de justificativa.
Apesar das diversas tentativas de contato com a plataforma, a organização não obteve respostas ou mudança do cenário. A situação já foi divulgada pela embaixadora do programa, Miriam Leitão, jornalista do jornal O Globo, TV Globo, Globonews e CBN.
O canal do projeto era usado para promover lives e treinamentos aos professores das redes públicas do Rio de Janeiro e Itabira. Por isso, sua retirada vai prejudicar a formação dos profissionais de educação na implementação do programa “Esse Rio É Meu”, que visa engajar colégios na causa da recuperação e preservação dos rios cariocas. Neste ano, a situação de 68 rios serão trabalhados nas escolas da rede pública. Em 2022, o projeto abrangeu 127 escolas municipais cariocas e engajou professores e alunos na preservação de 18 rios da cidade.
O programa “Esse Rio é Meu” é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Currículo Carioca e foi oficialmente agregado à Prefeitura do Rio em novembro de 2021.




