Alunos da Rede Municipal de Ensino da Capital estão participando até esta quinta-feira (11) do ‘Scratch Day’, que é um dia para imaginar, criar e compartilhar projetos. Uma plataforma infantil de programação utilizada nas aulas da robótica do Ensino Fundamental I e II. O evento é realizado nacionalmente, com a participação de 400 alunos de 10 escolas da rede que já possuem Salas Maker implantadas.
“As Salas Maker são espaços inovadores que estamos inicialmente implantando em 44 escolas da nossa Rede, dentro do projeto de modernização determinado pelo prefeito Cícero Lucena. Nesses espaços os nossos alunos poderão desenvolver atividades criativas e realizar experimentos orientados pedagogicamente, fazendo o nosso dever, que é garantir as melhores condições de ensino e aprendizado”, destacou secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro.
Atualmente existem 83 espaços sediando o ‘Scratch Day’ na América do Sul. “No Nordeste só tem as unidades da Rede Municipal de João Pessoa cadastradas. Esse evento traz notoriedade para nossa rede de ensino. Estamos maximizando o ensino do aluno por meio de uma plataforma de programação onde vão aprender brincando. A Sedec hoje pode se orgulhar de estar nesse mapa mundial”, explicou o chefe da Divisão de Robótica da Sedec, Kaio Vitor.
Através do ‘Scratch’ as crianças e adolescentes vão poder criar animações, jogos e histórias interativas expressando suas paixões e interesses a partir do tema da celebração.
Esse ano, o ‘Scratch Day’ celebra as cem linguagens das crianças com o tema “Cem mundos para descobrir, cem mundos para inventar e cem mundos para sonhar”. A temática é baseada no poema do educador Loris Malaguzzi.
“Esse evento é muito legal. Aprendi sobre programação e também sobre criação de cenários que exige muito da nossa criativa. Uma aula bastante interessante e atrativa para nós”, disse o aluno da Escola Municipal Dom José Maria Pires, Kauã Nascimento.
Quem também ficou feliz em participar da festividade foi o aluno do Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras Arthur da Costa Freire (Cemapi), George Floriano dos Santos Júnior. “É muito legal. Consegui fazer programação em blocos, onde eu criei uma terra se movendo para sempre. Espero poder participar mais vezes”, disse.
As escolas da Rede que estão participando são: Escola Municipal Augusto dos Anjos, Escola Municipal Dom José Maria Pires, Escola Municipal Duque de Caxias, Escola Municipal José de Barros Moreira, Escola Municipal Zumbi dos Palmares, Escola Municipal Oscar de Castro, Escola Municipal Paulo Freire, Escola Municipal Severino Patrício, Escola Municipal Leonel Brizola e o Cemapi Arthur da Costa Freire.