O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou, em sessão acontecida nessa quarta-feira (10), a data do julgamento das mais de 250 denúncias contra acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Entre os nomes que serão julgados, estão três paraibanos.
A partir da próxima terça-feira, 16 de maio, até a segunda-feira da outra semana, 22 de maio, os ministros da Corte vão avaliar se as 250 denúncias serão convertidas em ações penais. As denúncias foram apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e serão julgadas em sessão virtual extraordinária do Plenário, convocada pela presidente do STF, Rosa Weber.
Os três paraibanos a serem julgados por participação nos os atos golpistas de 8 de janeiro são Joseilton Alves de Lima, Onilda Patrícia de Medeiros Silva e Rilva Cristina Gonçalves Fernandes. Nas primeiras três etapas de julgamentos, um total de 1.050 pessoas foram indiciadas. Na última, todos os 250 denunciados viraram réus.
Em caso de ação penal, os processos terão seguimento com a fase de coleta de provas, que inclui os depoimentos das testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo específico para ocorrer.