O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, avaliou positivamente a edição 2023 do Mutirão Saúde de Verdade, que vem sendo realizado no Ginásio O Meninão. Explicou o sucesso da iniciativa por conta de já terem acontecido mais de 98 mil atendimentos, nas mais diversas áreas médicas.
Segundo o prefeito, mais de 34 mil pessoas já foram atendidas pelos profissionais de saúde deslocados para o local do mutirão. O balanço foi feito durante entrevista concedida nesta terça-feira, 9, ao Programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan.
Bruno Cunha Lima explicou que o Mutirão tem agilizado, inclusive, diversos procedimentos cirúrgicos, citando o caso de uma senhora que necessitava de uma operação de tireoide. Ela foi atendida, fez os exames solicitados e já foi cirurgiada.
Estão sendo ofertadas consultas com os especialistas em clínica médica, urologia, endocrinologia, reumatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia vascular, gastroenterologia, pediatria e nutrição. O público tem acesso também a 12 tipos de exames (sangue, ecocardiograma, entre outros).
Outro fator que bem demonstra o sucesso da iniciativa, de acordo com Bruno: o Mutirão da Saúde está atraindo a atenção de gestores de outros municípios, como foi o caso dos prefeitos Marcus Diogo (Guarabira) e Vitor Hugo Casteliano (Cabedelo).
Repercussão nacional
A repercussão do Mutirão é tão grande que esta ação já foi até mesmo alvo de matérias divulgadas em grandes redes de comunicação do país. Tem sido, assim, visto como um modelo para o restante do país.
Ainda na entrevista, o prefeito informou que a saúde pública em Campina Grande hoje é norteada por importantes eixos, sendo um deles a recuperação, reforma e requalificação da estrutura física dos postos de saúde municipais, a exemplo das unidades básicas de saúde dos bairros Cidades I e Cidades II, inauguradas na tarde desta terça-feira, 9. Só neste semestre, serão 20 postos de saúde reformados ou construídos.
Codecom