Nessa quarta-feira (19), o juiz Eleitoral da 2ª Zona, Gutemberg Cardoso Pereira realizou o reprocessamento da totalização de votos do município de Santa Rita/PB, para o cargo de vereador, em decorrência de acórdão prolatado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), cassando registros e diplomas de candidatos nas eleições proporcionais de 2020, do Partido Liberal por fraude à cota de gênero.
Com a retotalização, será diplomado, na sede do Cartório Eleitoral da 2ª Zona, novo vereador o senhor Paulinho Fernandes, do Partido Progressistas (PP), em decorrência da cassação do vereador Reginaldo Fidélis de Sousa, do Partido Liberal (PL).
Acompanharam a retotalização coordenada pelo juiz Gutemberg Cardoso, presidente da Junta Eleitoral composta por Renata de Lima Madruga de Costa e Jorgeane Maria da Silva Neves; o promotor de Justiça Eleitoral, Herbert Vitório Serafim de Carvalho; a chefe do Cartório Eleitoral, Maria Diva de Medeiros Monteiro; e o coordenador de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética, George Bezerra Cavalcanti Leite.
“Os sistemas funcionaram de acordo com os procedimentos técnicos, que ocorreram conforme o esperado, de forma adequada, com a celeridade típica da Justiça Eleitoral”, comentou George Bezerra Cavalcanti.
O promotor Hebert Vitório afirmou: “Seguir a lei é muito mais fácil, e a política afirmativa de participação das mulheres no pleito eleitoral é de suma importância”.
Após a retotalização, o juiz Gutemberg Cardoso infoumou: “Vamos publicar o edital, com o prazo de três dias úteis, então, nossa previsão é que na próxima quarta-feira (26), às 9h, ocorrerá a diplomação, então, o eleito já sai com o diploma na mão, para tomar posse”.
Redação com Alexandre Dias/ascom/TRE-PB.