Imagens divulgadas pela CNN, do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto, mostram o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, dentro do prédio durante os atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro deste ano, em Brasília.
Foram analisadas mais de 160 horas de imagens das 22 câmeras do Palácio do Planalto. Inicialmente, Gonçalves Dias caminha sozinho no terceiro andar do palácio, na antessala do gabinete do presidente da República. Ele tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.
Depois, o ministro aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores. As imagens sugerem que ele teria indicado a saída de emergência para o grupo de criminosos.
Outros integrantes do GSI também aparecem nas gravações indicando o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto.
Ainda segundo as imagens exclusivas, funcionário do GSI e invasores são vistos em vários momentos circulando no Palácio do Planalto. No terceiro andar, onde as câmeras registraram as imagens do ministro, os criminosos quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro, o relógio Balthazar Martinot, obra de arte do século 17, que chegou ao Brasil pelas mãos de dom João VI em 1808, além de revirarem gavetas e móveis.
Veja:
Redação com CNN Brasil