O senador Efraim Filho (União Brasil) celebrou a assinatura, ocorrida nessa terça-feira (18), do Projeto de Lei do Congresso Nacional que garante recursos para o pagamento do piso nacional da enfermagem. Segundo o parlamentar, essa é uma conquista histórica para a categoria que tanto batalhou por essa medida.
“Vitória da enfermagem, fruto de uma luta digna dentro do Congresso Nacional. São vocês os nossos heróis da saúde. Sabemos que foi um processo intenso e de muito trabalho”, comemorou.
Efraim sempre esteve de portas abertas em seu gabinete de Brasília para receber os representantes da saúde que lutam por esse pleito desde 2021, principalmente o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB). “Foi um longo caminho até aqui, mas valeu a pena! Sigamos juntos!”, finaliza a presidente Rayra.
O piso salarial da enfermagem é uma demanda antiga da categoria. A medida estabelece que o salário dos profissionais de enfermagem seja de, no mínimo, R$4.750,00, sendo 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O parlamentar afirma que a conquista do piso salarial da enfermagem é uma vitória para toda a categoria e um reconhecimento pelo trabalho árduo e dedicado realizado por esses profissionais. “Acredito que essa medida trará melhorias significativas para a categoria e para a saúde pública em geral. É uma conquista que deve ser celebrada por todos nós”, concluiu.