As viroses e arboviroses sazonais são doenças que têm a sua incidência em determinadas épocas do ano, e nos últimos dias as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade de Patos-PB, no Campo da Liga e no bairro Jatobá, estão ficando lotadas com pacientes que indicam sintomatologias variadas, mas na maioria leves.
O diretor geral da UPA do Jatobá, Anderson Sóstenes, confirmou que estão sendo realizados entre 200 e 300 atendimentos diários, e que essa procura está lotando o serviço, principalmente com situações de pacientes que apresentam sintomas gripais leves.
Anderson orienta que as pessoas com sintomas leves devem procurar primeiro uma unidade básica de saúde, de modo que as UPAs fiquem para receber as pessoas com sintomatologia mais grave como falta de ar, tosse incessante, cansaço e dor nas costas, dor no toráx, etc.
“Sintomas como coceira na garganta, calafrio, febre baixa, dor de cabeça leve, devem ser avaliados na unidade de saúde para que esse quadro seja elucidado, deixando a UPA aberta para os pacientes graves”, ressalta.
Dr. Luiz Bezerra, médico da UPA do Campo da Liga e da Atenção Básica de Patos, repassa cuidados importantes, tanto para evitar as viroses gripais e também as arboviroses como a dengue.
“Deve-se tomar os devidos cuidados, não deixando água parada, usando máscara quando estiver gripado, manter a higiene pessoal, e caso apresente algum sintoma, que busque a atenção básica. Mas caso não consiga atendimento, ou os sintomas sejam mais acentuados, aí sim busque as UPAs”, recomenda.