O Programa Mais Pecuária Brasil tem como objetivo o melhoramento genético do rebanho de bovinos, realizado através da inseminação artificial. Ele teve início no município de Patos em junho do ano passado. Na oportunidade, o programa iniciou com 26 fêmeas cadastradas na primeira etapa e com o aumento da procura já atingiu 100 fêmeas para a próxima etapa.
Agora os bezerros começaram a nascer, é visto a satisfação dos produtores com a qualidade dos bezerros.
Márcio Simões é presidente da Associação de Moradores da comunidade Conceição de Cima. Ele disse que o Programa veio beneficiar o produtor, principalmente o pequeno.
“Tem que abraçar esse programa pois é muito importante. Hoje eu tenho duas bezerras que nasceram desse programa”, afirmou.
Já o agricultor Gilberto Holanda comemorou a implantação do Mais Pecuária em Patos devido os altos custos para o produtor, mas com a realização do Programa, o produtor tem o apoio e a estrutura oferecida pela Prefeitura de Patos.
“Esse programa vai beneficiar o pequeno produtor porque o custo de manutenção do touro numa pequena propriedade é muito alto. O programa de inseminação artificial dá todo apoio e os frutos já estão sendo colhidos. As vacas já começaram a parir…O governo está dando essa manutenção e eu recomendo a todos que queiram participar”, contou Gilberto Holanda.
O programa é realizado através de um Acordo de Cooperação Técnica com a CONAFER.
O criador que queira aderir ao Programa Mais Pecuária Brasil deve procurar a secretaria de agricultura do município que fica localizada no Centro Administrativo Aderbal Martins, na Rua Horácio Nóbrega, no bairro Belo Horizonte, próximo ao Estádio José Cavalcanti.