Cabedelo realiza, neste sábado (15), o dia D da Multi Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e Influenza. Os imunizantes estarão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família para todos os grupos prioritários, das 8 às 16h, com exceção do Salinas, que será até as 14h. O objetivo dessa mobilização é viabilizar o acesso às doses dos imunizantes para as pessoas impossibilitadas de buscar a vacina nos horários de funcionamento das unidades de saúde e, assim, aumentar a cobertura vacinal.
Além das Unidades de Saúde, no Recanto do Poço e no Salinas de Ribamar, onde as unidades de saúde estão passando por reformas, serão disponibilizados outros pontos de vacinação. No Recanto do Poço, a vacinação será feita na Associação dos moradores do Recanto do Poço, rua Honório Patrício dos Santos, próximo a Escola Adjunto Carlos de Moraes; enquanto no Salinas, será feita na Igreja Católica do bairro. Em Intermares também será disponibilizado um posto volante, em frente ao Supermercado Litoral. As pessoas contempladas nos grupos prioritários devem procurar um dos pontos mais próximos de sua casa, levando consigo o cartão de vacinação e documento que comprove a sua condição.
Grupos prioritários – Nesta campanha estão contemplados os grupos das crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhador da saúde, gestantes e puérperas; professores; povos indígenas; pessoas com deficiência permanente; profissionais da força de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Campanha contra Influenza 2023 – A vacina contra influenza iniciou na última segunda-feira e tem o objetivo de prevenir complicações mais graves decorrentes da doença, que podem gerar internações e óbitos. A campanha é realizada anualmente porque a formulação da vacina é atualizada para que as doses sejam efetivas no combate às novas cepas do vírus. Neste ano, ela será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e influenza tipo B. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários até o dia 31/05.