Desde a estreia, os dois espetáculos teatrais apoiados pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), foram sucesso e obtiveram um grande público nas noites de exibição, com todos os espaços de plateia preenchidos.
Depois do período intenso de verão, Cabedelo voltou a receber muitos visitantes, neste feriadão da Semana Santa, e muitos deles especialmente interessados em conhecer ou até em prestigiar novamente os eventos que ocorrem por aqui nessa época – como o maior espetáculo teatral ao ar livre realizado na Paraíba que acontece na Fortaleza de Santa Catarina.
O segmento de turistas que o município também atrai com a realização desse tipo de evento, anima e fortalece o comércio local. Uma equipe da secretaria de Turismo também esteve presentes nas noites do espetáculo na Fortaleza dando um suporte de informações turísticas e entregando brindes aos primeiros expectadores que compareceram.
“Primeira vez no espetáculo, mas não é a primeira vez em Cabedelo. Meus pais sempre veraneiam ou passam feriados aqui e sempre me falavam da beleza desse espetáculo da Fortaleza. Vim conferir e não só é belo como é grandioso! Está de parabéns o grupo que promoveu como a prefeitura que fez os investimentos. Local tranquilo, acessível, bem iluminado e monitorado pela Guarda Municipal nos arredores e a sonorização do evento, nem se fala, qualidade total”, destacou a estudante de publicidade e propaganda Eloyza Lopes que, na ocasião, veio com a família de Mamanguape-PB.
O projeto “Cabedelo da Paixão”, promovido pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, cumpriu sua missão de contribuir para a estruturação e o fomento das manifestações culturais que compõem o ciclo tradicional da semana santa no município. E o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo – que também é ator e fez uma participação especial no espetáculo da Fortaleza interpretando Pôncio Pilatos – chamou a atenção para o principal foco do projeto com atenção às duas encenações.
“Buscamos o fortalecimento da identidade local como elemento responsável pelo desenvolvimento social e econômico de Cabedelo. O edital público lançado pela Prefeitura buscou atender cada espetáculo com suas devidas especificidades. Com isso, a atual gestão acaba investindo na formação de novos artistas através da Inteligência Criativa, pautada na diversidade, nos aspectos éticos e estéticos da região. Tendo como foco uma proposta que compreende o artista do teatro como parte e produtor da arte e da cultura local” afirmou Igobergh.
Renascer da Paixão – No bairro do Renascer II, o público prestigiou as noites do espetáculo “Renascer da Paixão – Um ato de Amor” na Escola Estadual Abreu e Lima, que foi realizada na sexta e sábado. No palco, os atores emocionados demonstraram unidade e dedicação para transmitirem sua mensagem de páscoa para o público presente.
O ator Jorge Mendes interpretou o papel de Jesus no Renascer e demonstrou muito carinho e identificação com a comunidade. “Quero primeiramente agradecer pelo convite do MCR em fazer parte desse elenco e assumir este papel tão importante. A mensagem que passamos nestas duas noites foi a do amor de Cristo por todos nós demonstrado através do seu sacrifício. E o apoio da Prefeitura foi fundamental, pois o fomento à Cultura permite que nos envolvamos com toda comunidade para fortalecer nosso produto cultural. E, neste ano, que contamos com toda estrutura e ainda o apoio logístico, pudemos ofertar um espetáculo com mais qualidade para o público”, comentou Jorge Mendes, que está interpretou o papel do protagonista pela primeira vez.
A “Paixão de Cristo” na Fortaleza – Com o investimento feito pela Prefeitura de Cabedelo no espetáculo, o GTAAB teve a oportunidade de reformular os cenários, introduzir novas cenas e até produzirem novas gravações que já estavam com um projeto em andamento pelo Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB) desde 2021. Com início às 20h, a encenação teve 2h30min de duração e contou com 66 cenas com aproximadamente 220 pessoas envolvidas.
O ator Paulinho Lima faz parte do GTAAB há mais de 20 anos e, nos últimos anos, dá vida ao personagem Herodes Antipas. Ele confunde sua história de ator com a trajetória da Paixão de Cristo na Fortaleza e também elogiou a parceria com a prefeitura.
“Realmente 22 anos é toda uma vida no GTAAB e eu me criei nesse celeiro cultural. Ser artista da cidade, me apresentar e ser reconhecido na cidade é maravilhoso, é sobre ser aceito. Nesse ano o olhar da gestão municipal foi diferente, pois com a parceria da Prefeitura, pudemos nos estruturar e nos organizar ainda mais e até atrair um público maior”, garantiu Paulinho.
Também veterano no GTAAB, o ator Diego Cabral já viveu inúmeros papéis na encenação. Ele não mora mais em Cabedelo, mas é tão devoto do espetáculo da Paixão de Cristo na Fortaleza que todos os anos procura estar na cidade somente para participar da encenação.
“Entrei no GTAAB desde 1999 ainda criança e agora moro em São Paulo, porém sempre que posso estou aqui para colaborar. Fazer cultura nesse país é difícil e sustentar essa bandeira de 42 anos de um grupo de teatro é só com muita luta mesmo. Fico feliz pelo apoio da Prefeitura e é importante que outros parceiros invistam também. Tivemos a casa lotada e conseguimos essa proeza somente com artistas locais e isso nos dá muito orgulho”, concluiu Diego.