Reconhecida nacionalmente como Cidade das Crianças, Jundiaí (a cerca de 65 km da cidade de São Paulo) vai promover o “1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças” e o “Fórum Internacional das Infâncias”, a partir do dia 18 de março. Os dois eventos pretendem discutir, apresentar ações e incentivar propostas com foco na criança, especialmente durante a primeira infância, período mais fértil e decisivo na formação do ser humano.
Entre autoridades e gestores públicos, até o momento já estão confirmadas as participações de representantes de mais de 50 cidades de diversos estados brasileiros, além da presença de políticos e especialistas de outros países, como Argentina, Colômbia, Itália, Peru e Portugal.
Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí, será o anfitrião desses encontros, que contarão com a presença especial do pedagogo e pensador Francesco Tonucci, mais conhecido como Frato, fundador da Rede Mundial Cidade das Crianças, que vem ao Brasil pela primeira vez.
A Rede Mundial Cidade das Crianças existe há 31 anos e é composta por mais de 200 cidades, em 15 países da Europa e da América Latina. Sua proposta é garantir nas localidades integrantes a liberdade e a autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas.
“Este será um importante debate que teremos satisfação em participar, não apenas porque temos muito a dizer – e sim porque, para Jundiaí, é muito natural e gratificante a valorização que damos à infância. Porque nós somos, sim, com muito orgulho, a Cidade das Crianças”, diz Luiz Fernando Machado.
Para o “1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças”, os debates serão nos dias 19 e 20 de março, com os temas “Redes Internacionais”, Promoção da Saúde, “Educação Inovadora” e “Áreas de Brincar”, além de visitas guiadas a equipamentos públicos, a fim de mostrar na prática como as políticas públicas funcionam.
Já a programação do “Fórum Internacional da Infância”, entre os dias 21 e 23 de março, trará os seguintes temas de debate: “Promover a Participação”, “Garantir a Autonomia” e “Direito à Cultura”. No dia 24, das 9h às 12h, acontece a cerimônia de encerramento no parque Mundo das Crianças.
Foto: 123RF/ Stock.