O programa educacional Guerreiro Sem Armas (GSA) é realizado desde 1999 e tem como missão transformar jovens líderes em mobilizadores sociais. A iniciativa é do Instituto Elos — reconhecido como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil por três anos consecutivos. As inscrições para a edição 2023 do GSA estão abertas até 5 de abril e devem ser feitas pelo site.
Envolvendo jovens de diversas partes do mundo, o Guerreiro Sem Armas oferece uma metodologia pedagógica inovadora para que os participantes possam liderar organizações e comunidades a partir do diálogo e da colaboração. Nesses quase 25 anos, o programa já formou mais de 640 lideranças de 47 países para agir em resposta aos desafios sociais e econômicos.
Durante um ano (três módulos online e um presencial), os alunos aprendem sobre aplicação de estratégias para promover cooperação em grupos divergentes, planejamento e materialização de ideias e iniciativas, desenvolvimento de percepção sensorial, intuitiva e afetiva, além de práticas e cuidado ambiental. Destaque para as vivências práticas durante o período de um mês em que ficam imersos nas atividades realizadas em Santos (SP), sede do Instituto Elos.
Os participantes de todas as edições do programa GSA fazem parte de uma rede mundial de jovens ativistas e empreendedores sociais. O programa também acolhe cerca de 500 pessoas ao longo de todo o processo: são moradores das comunidades, representantes do poder público, do comércio local, de universidades, escolas e muitos que participam espontaneamente das várias ações e atividades.
Foto: Paulo Pereira.