O diretório do PT na Paraíba decidiu, na tarde deste sábado (04), reafirmar seu apoio ao governo de João Azevêdo (PSB). A decisão foi publicada em uma resolução que oficializou o partido como membro da base governista.
De acordo com o documento, a vitória de João nas eleições de 2022 “trouxe a perspectiva de construção de um projeto político renovador para a Paraíba, na medida em que se alinha ao projeto político do Presidente Lula e do PT. De fato, no contexto regional do Nordeste, que, nos últimos anos, configurou-se como uma trincheira de resistência ao ambiente conservador que se formou no país desde o Golpe de 2016”.
Ainda é ressaltado que o projeto político do governador paraibano, agora presidente do Consórcio Nordeste, é alinhado ao do presidente Lula (PT).
“O Consórcio Nordeste, agora presidido pelo Governador da Paraíba, é um parceiro importantíssimo do Governo Lula para a implementação de projetos de desenvolvimento e políticas públicas para a região e, tendo João Azevedo à sua frente, o nosso estado terá condições de participação muito especiais nessa conjuntura”, destaca a resolução.
“Por isso, o Partido dos Trabalhadores da Paraíba vem reafirmar-se, ao lado de outros atores partidários do Estado, como partícipe do Governo João Azevedo. Ressaltamos, assim, que nossa disposição enquanto partido é de apoiar, participar e contribuir com João Azevedo a governar a Paraíba e a construir dias melhores para nosso povo”, firmou o PT.
Leia a resolução do Diretório do PT na Paraíba na íntegra:
RESOLUÇÃO DO DIRETÓRIO REGIONAL DO PT DA PARAÍBA
O Diretório Estadual do PT da Paraíba, reunido nesta data sob os influxos da eleição vitoriosa do companheiro Lula, da mais massiva, bela e emocionante posse popular de um Presidente da República na nossa História e das comemorações do 43° aniversário do maior partido de esquerda das Américas, vem reiterar que o povo brasileiro retoma o protagonismo na condução do seu próprio destino.
Vivemos um novo tempo, depois de um período de obscurantismo, autoritarismo e fascismo, com o país governado por grupelhos desprezíveis que se enquistaram no poder para atenderem, única e exclusivamente, às suas próprias ambições e aos interesses das classes dominantes, das quais são a extração mais tacanha. Uma época de criminalização da política, negação da ciência, estímulo ao armamentismo, apologia da agressividade, desrespeito e perseguição às minorias e desmonte das políticas públicas inclusivas instituídas no país pelos governos do PT.
Tudo isso resultou no aumento da violência, do feminicídio, da LGBTfobia e da xenofobia, na banalização do sofrimento alheio, no aprofundamento da desigualdade, na recessão econômica, na volta do desemprego, da inflação, da fome e da miséria, provocando muito sofrimento e infelicidade para o povo brasileiro. Mas, a esperança ressurgiu! Agora é Lula de novo, com a força do povo!
O principal desafio do Governo Federal neste novo tempo é melhorar a vida da população brasileira, combatendo a desigualdade, a fome e a miséria, fomentando a inclusão social de todos, todas e todes e promovendo o desenvolvimento econômico com respeito ao meio-ambiente. Isso se consegue fazendo a roda da economia girar com responsabilidade ambiental, gerando emprego, valorizando o salário mínimo e distribuindo renda, estimulando as forças produtivas com juros mais baixos e políticas tributárias e fiscais mais justas, melhorando a educação, a saúde e a segurança pública.
Contudo, isso não basta. Para que o povo brasileiro seja de fato agente do seu destino, é necessário manter viva e permanente a luta pela democracia no país, tal como a prática histórica dos movimentos sociais, por meio da defesa da Constituição, das garantias individuais e da harmonia entre os três Poderes da República, para que nunca mais se repitam os ataques golpistas que sofremos em 2016 e suas nefastas consequências e no infame 8 de janeiro de 2023.
O papel do PT nesse processo será protagonizar, juntamente com os partidos da Federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV), PSOL, REDE, PDT, PSB e demais partidos aliados, um grande movimento progressista nacional que estabeleça bases sólidas na construção de um projeto coletivo e renovador em defesa do nosso país, do nosso povo e da nossa democracia.
Para isso, o PT precisa se preparar e, com essa perspectiva, 2023 será um ano de organização interna do partido em todo o país. Nesse sentido, vamos movimentar e mobilizar filiados e filiadas em todas as Instâncias e Setoriais, debatendo com a militância petista a nossa organização partidária, nosso programa e a nossa construção interna. Na Paraíba, urge promovermos atividades regionalizadas visando criar, reorganizar, apoiar e acompanhar as Comissões Provisórias e os Diretórios Municipais. Atividades de formação política setorizada, encontros regionais e setoriais serão fundamentais para prepararmos a base partidária para os próximos desafios. Assim, desde já, orientamos a Executiva Estadual a criar comissões de trabalho nesse sentido, para que possamos movimentar nossa organização e formação político-organizativa no ano em curso.
Na Paraíba, assim como no Brasil, os desafios são numerosos e complexos. E o PT/PB tem muito a contribuir nessa caminhada. Consolidamos a nossa representação na Assembleia Legislativa e mantivemos a nossa representação na Câmara Federal. Por isso, saudamos os deputados Luiz Couto, Cida Ramos e Luciano Cartaxo pela vitória! Também cumprimentamos companheiros e companheiras que se candidataram nas Eleições de 2022, cujas campanhas foram fundamentais para essa vitória, que não seria possível sem a aguerrida militância petista que, nas ruas e nas redes, trabalhou infatigavelmente por nossas candidaturas, a quem rendemos as nossas homenagens. Apostamos nessa força coletiva que caracteriza o PT e na experiência dos nossos parlamentares para termos, mais uma vez, uma forte atuação petista nos parlamentos estadual e federal, assegurando que essa atuação esteja sintonizada com o programa, os anseios, projetos e deliberações do nosso partido.
A reeleição do Governador João Azevedo, do PSB, com o apoio do PT, dos partidos de esquerda e do campo progressista no segundo turno, trouxe a perspectiva de construção de um projeto político renovador para a Paraíba, na medida em que se alinha ao projeto político do Presidente Lula e do PT. De fato, no contexto regional do Nordeste, que, nos últimos anos, configurou-se como uma trincheira de resistência ao ambiente conservador que se formou no país desde o Golpe de 2016, a vitória de João Azevedo representa a força dessa trincheira no nosso estado. Ademais, o Consórcio Nordeste, agora presidido pelo Governador da Paraíba, é um parceiro importantíssimo do Governo Lula para a implementação de projetos de desenvolvimento e políticas públicas para a região e, tendo João Azevedo à sua frente, o nosso estado terá condições de participação muito especiais nessa conjuntura.
Por isso, o Partido dos Trabalhadores da Paraíba vem reafirmar-se, ao lado de outros atores partidários do Estado, como partícipe do Governo João Azevedo. Ressaltamos, assim, que nossa disposição enquanto partido é de apoiar, participar e contribuir com João Azevêdo a governar a Paraíba e a construir dias melhores para nosso povo.
João Pessoa, 04 de março de 2023.
Diretório Regional do PT da Paraíba