Com o sucesso da parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e o Hospital HELP, da Fundação Pedro Américo, o Município lançou mais um mutirão do programa Saúde de Verdade para consultas especializadas na unidade hospitalar. Agora, estão sendo ofertadas consultas de pediatria e de endocrinologia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Estão sendo disponibilizadas 368 consultas de pediatria e 152 de endocrinologia. Para ter acesso, o cidadão deve ser encaminhado pela Atenção Primária à Saúde, ou seja, por meio das Unidades Básicas de Saúde.
Com o programa Saúde de Verdade, o fluxo de marcação de consultas é o seguinte: o usuário telefona para o teleagendamento 0800 3000 300 e tem sua consulta agendada para o médico de saúde da família da sua UBS. Após a consulta com o clínico, a solicitação da consulta especializada, seja com pediatra ou endocrinologista, é implantada no sistema e a marcação é realizada automaticamente por meio da plataforma. O cidadão, em seguida, recebe a confirmação por SMS, pelo aplicativo Saúde de Verdade Campina ou pelo Whatsapp.
“São centenas de consultas disponibilizadas à população para que a gente possa diminuir a demanda reprimida e atender à população com uma saúde de qualidade e humanizada aqui utilizando toda a estrutura do Hospital HELP”, disse o diretor executivo de relações SUS da Fundação Pedro Américo, Filipe Reul.
Outros mutirões – Além do mutirão de pediatria e de endocrinologia, neste mês de fevereiro está sendo realizado um mutirão de cardiologia com mais de cem consultas e um dia D, no próximo dia 25. Em janeiro, por meio da parceria, também foi executado um mutirão de ginecologia com mais de 700 consultas.
E em abril deste ano, o prefeito Bruno Cunha Lima vai realizar novamente o grande mutirão de consultas e exames do programa Saúde de Verdade no ginásio O Meninão, com previsão de atendimento a mais de 25 mil pessoas e mais de 100 mil procedimentos, assim como aconteceu no primeiro em 2022.
Saúde de Verdade – O programa, já implantado na Atenção Primária à Saúde e na Média e Alta Complexidade, está otimizando a oferta de consultas, exames, cirurgias e internações. A capacidade de atendimento vem sendo aumentada com mecanismos de gestão e de utilização da rede SUS em Campina Grande que melhoram a experiência do cidadão com os serviços.
Além disso, a gestão também tem maior controle de insumos, medicamentos dispensados, marcações, filas de espera, demandas reprimidas e vários indicadores que antes não eram visíveis à administração.