A deputada estadual Danielle do Vale afirmou, durante entrevista à imprensa paraibana nesta segunda-feira (06), que não irá fazer um mandato “engessado”. Primeira mulher eleita para a Assembleia Legislativa da Paraíba no Vale do Mamanguape e a mais votada da história, com mais de 37 mil votos, ela revelou planos de viabilizar obras em prol de seus conterrâneos.
“Claro que nossa prioridade será as demandas da região, mas trazer atenção para as demandas da saúde, do empreendedorismo, da segurança”, disse Danielle, destacando a principal pauta do Vale, considerada uma demanda histórica: “A água. As obras da adutora Araçagi/Mamanguape já duram 14 anos e concluir ela será nossa demanda”.
A parlamentar ainda citou o Porto de Águas Profundas de Mataraca, obra que beneficiaria diretamente 12 municípios paraibanos, além de aquecer a economia em todo estado. “Essa obra impactaria toda a Paraíba e pela localização de Mataraca, traria desenvolvimento até para o estado de Rio Grande do Norte. Essa obra seria fundamental para o Nordeste como um todo”, pontuou.
Estima-se a geração de até 30 mil empregos diretos na cidade, o que dobraria o número de habitantes de Mataraca, situada no Litoral Norte do Estado. O investimento para construção do porto chega a R$ 4 bilhões, que teria capacidade para receber, simultaneamente, até oito navios, sem afetar a fauna marinha local.
Mataraca já tem 16 metros calados, maior do que o Porto de Cabedelo, e tem mais de 8 mil hectares de área desmatada que irá servir para a especulação. Além disso, a construção do Porto de Águas Profundas ficaria mais próximo da costa da África. O porto seria autossustentável, pois a região conta com um parque eólico e, recentemente, fez parceria com uma empresa chinesa para produção de energia limpa.