A Prefeitura de Patos, no Sertão da Paraíba, aderiu à Campanha “Janeiro Roxo 2023” para chamar a atenção sobre a hanseníase, doença que tem tratamento e cura.
Para reforçar a abordagem sobre o tema com a população, a Secretaria de Saúde vem promovendo atividades para levar informação e atendimento por demanda livre, principalmente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que todas as quintas atende essa demanda de pacientes no período da manhã.
O médico dermatologista, Dr. Lívio Egypto, que atende no serviço, ressalta que o Janeiro Roxo reforça a conscientização, porém o acolhimento e tratamento dos pacientes com hanseníase acontece o ano todo.
O Dr. Lívio também enfatizou que apenas João Pessoa, Campina Grande e Patos oferecem este tratamento especializado em todo estado.
“Hoje se tem a cura da hanseníase, e essa cura é muito importante ser feita no início da doença para evitar que o paciente fique com sequelas”, acrescenta o médico.
Qualquer mancha ou lesão no corpo, sem sensibilidade e ausência de dor, deve ser levada a um médico para que seja realizada uma investigação, conforme alerta o médico dermatologista Lívio Egypto.
Ainda no tocante ao tratamento oferecido pelo CTA de Patos, o Dr. Lívio destaca que, a gestão municipal atual, implantou há dois anos a oferta do atendimento de fisioterapia para pacientes com hanseníase, que veio para melhorar o trabalho da equipe multiprofissional do serviço.
O CTA de Patos está localizado na rua Alto Casteliano, número 1352, bairro Maternidade.