A paraibana Tarciana Medeiros será empossada como presidente do Banco do Brasil nesta segunda-feira (16). Ela será a primeira mulher a presidir a instituição em 214 anos. O banco foi fundado em 1808 e a escolha da nova presidente do BB foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em 30 de dezembro de 2022.
Ela sucede Fausto de Andrade Ribeiro, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial da União.
“Hoje participo da posse da Tarciana Medeiros como presidenta do Banco do Brasil, a primeira mulher a ocupar o cargo em 214 anos. Desejo um bom trabalho na direção desse banco tão importante para nossa economia. Boa semana e vamos juntos reconstruir o Brasil!”, escreveu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais.
Medeiros é administradora e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão. A nova presidente ingressou no Banco do Brasil em 2000 e ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além do Distrito Federal.
Antes de fazer carreira no banco público, Tarciana Medeiros trabalhou como feirante e professora.