Com o intuito de minimizar a incidência das violações de direitos das crianças e adolescentes nas praias de Cabedelo, a Secretaria de Assistência Social (Semas) vem realizando uma série de ações educativas e preventivas na cidade.
Até o final do mês, as equipes estarão visitando as praias da cidade com faixas e panfletagem alertando para os direitos das crianças e a erradicação do trabalho infantil. Nesta sexta-feira (13), a intervenção aconteceu na Praia de Campina.
As ações – que ainda acontecem no próximo dia 20 no Por do Sol do Jacaré, coincidem com o período de veraneio, quando aumenta o número de turistas na cidade e muitas crianças e adolescentes se deslocam para os locais de maior movimento para pedir ou vender produtos, se expondo ao risco da exploração sexual.
“No mês de janeiro é quando o fluxo de turistas aumenta na nossa cidade, e dessa forma percebe-se o aumento na exploração do trabalho infantil. O objetivo dessa ação é sensibilizar e motivar uma reflexão da população sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu desenvolvimento. Além disso, durante todo o mês de janeiro, os Serviços de Convivências estão trabalhando em sistema de Colônia de Férias, justamente para atender ao público infantil, minimizando a exposição às situações de risco”, destacou a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.
Para casos de denúncia de trabalho e/ou exploração infantil, além do Disque 100, a Prefeitura de Cabedelo mantém uma linha aberta e sigilosa através dos Conselhos Tutelares Setor 1 (83 98863.7469) e Setor 2 (83 98725.5264).