A paraibana Tarciana Medeiros foi anunciada, nesta sexta-feira (30) pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como presidente do Banco do Brasil. Além dela, outra mulher, Rita Serrano, foi escolhida para presidir a Caixa Econômica Federal.
Tarciana será a primeira mulher a assumir a presidência do BB em dois séculos de história da instituição.
“Elas estão absolutamente alinhadas ao plano do governo do presidente Lula. Sabem dos desafios que foram colocados em relação ao sistema de crédito do Brasil. É uma agenda muito desafiadora e estão bastante animadas com as tarefas que foram designadas pelo presidente da República“, afirmou Haddad.
Natural de Campina Grande, Tarciana Medeiros tem 44 anos, é negra e defensora das causas LGBTQIA+. Formada em administração de empresas, com pós-graduação em marketing, liderança e gestão, atua no Banco do Brasil desde 2000, passando por vários cargos. Atualmente, é executiva na Diretoria de Clientes da instituição financeira. Antes de ingressar no BB, foi feirante e professora.
Já Rita Serrano tem 53 anos e nasceu em Santo André (SP). Ela integra o Conselho de Administração da Caixa desde 2014, sendo funcionária do banco desde 1989. É mestre em Administração pela USCS (Universidade de São Caetano do Sul), com especialização em Governança Corporativa para conselheiros pelo IBGC (Instituto Brasileiro Governança Corporativa), e tem trajetória no movimento sindical, tendo presidido o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012.