As ações que ocorrem no âmbito da segurança viária de Cabedelo vêm ganhando destaque e o município, além de ter sediado o lançamento de algumas das principais operações de trânsito realizadas no Estado da Paraíba, também vai virar tema de reportagem em nível nacional.
Na manhã desta terça-feira (27), o programa Brasil Caminhoneiro – transmitido pela TV Record – escolheu o município paraibano para produzir uma reportagem com todos os órgãos de segurança que estão envolvidos na Operação Verão 2023.
Em meio a uma blitz educativa que estava sendo realizada num trecho da BR 230 foi gravada uma reportagem demonstrando como as operações integradas dos órgãos favorecem a segurança viária de um município e reduzem os riscos nas estradas. A ação contou com a presença de representantes de Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar da Paraíba, Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e Secretaria da Defesa Civil.
“A Paraíba se destaca na segurança viária com tecnologia de ponta, na engenharia das rodovias, e Cabedelo também aparece no radar como a cidade que prioriza a educação no trânsito. Nós já implantamos e em 2023 estaremos na totalidade das escolas. Preservamos o futuro das pessoas e melhoramos a qualidade de vida dos nossos munícipes. Essa reportagem é reflexo do trabalho que está sendo feito aqui, tanto com o lançamento dessas operações integradas como pelas ações aqui desenvolvidas, como também pelo investimento que está sendo feito na infraestrutura do município. Somos referência nacional na segurança para o trânsito e na segurança pública”, afirmou a coordenadora de Educação para o Trânsito na Semob Cabedelo, Abimadabe Vieira.
As matérias gravadas em Cabedelo vão ao ar no programa Brasil Caminhoneiro da Rede Record, respectivamente, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2023 (Aos sábados às 7h e ambas com reprises nos dias seguintes).
O repórter e apresentador Francisco Garonce, que também é doutor em Educação com Especialização em Educação para o Trânsito, comentou sobre o que pesou para a escolha do município paraibano para essa pauta. Durante a reportagem também foi informado que, em 2021, o número de sinistros envolvendo caminhoneiros na Paraíba diminuiu em 8%.
“Só temos que parabenizar um município que prioriza ações no Trânsito. A gente acompanha há algum tempo as atividades que são realizadas aqui em Cabedelo. Além da boa receptividade, viemos a um local onde trafegam muitos caminhoneiros e acontecem ações efetivas para a segurança do trânsito. Cabedelo, inclusive, também já recebeu reconhecimento nacional na área de Educação para o Trânsito. E essa ação da ‘Operação Verão 2023’ leva apoio estratégico para a realidade da estrada que também lembra aos caminhoneiros da importância do cumprimento das regras. Ter esta referência de um trabalho bem feito, tanto na educação quanto na fiscalização, é um exemplo para o Brasil inteiro daquilo que é possível para reduzir mortes e lesões no trânsito. O reflexo desse trabalho são os resultados positivos que obtivemos com a redução nos índices de sinistros envolvendo caminhoneiros. Que todos possam ver e se inspirar neste trabalho, pois Cabedelo é um município relativamente pequeno e as operações que são feitas aqui não demandam fortuna, mas demandam vontade”, afirmou Garonce.
O secretário de Segurança e comandante da Guarda Metropolitana de Cabedelo, Magalhães Lourenço, conversou com a equipe de reportagem do programa e também destacou a importância das operações integradas mencionando o trabalho que é feito no município.
“A GMC, junto com outras forças de segurança, fez uma participação na reportagem para o programa Brasil Caminhoneiro e a nossa intenção é também apresentar para o Brasil como o município tem trabalhado de forma integrada para produzir segurança viária e, sobretudo, segurança urbana nesse verão. As nossas ações visam, acima de tudo, a segurança das pessoas e, principalmente, a proteção da vida”, destacou Magalhães.
Operação Verão – Durante todo período do verão a Guarda Metropolitana de Cabedelo terá um efetivo diário de aproximadamente 20 agentes distribuídos nas diversas guarnições; e nos dias de pico – como Réveillon, Carnaval, dentre outros eventos – esse efetivo ultrapassa 60 agentes de segurança”.
Com relação à Semob, o efetivo diário será de 10 agentes de trânsito e 23 nos dias de pico. E a Defesa Civil terá uma média de 15 profissionais e aproximadamente 30 em eventos especiais. Além disso, o município conta com os efetivos das demais forças de segurança (PRF, PM e BM).