A Operação Mar do Sertão foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (21) pela Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal do estado da Paraíba. A ação teve como objetivo cumprir dezesseis mandados de prisão preventiva e quinze mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara Única da Comarca de Coremas, na Paraíba.
Está sendo apurado a prática do tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, entre outros crimes, cometidos por afiliados a facções criminosas nas cidades que integram a região do Vale do Piancó. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Coremas, Itaporanga, Piancó, Patos e Bayeux.
Ao longo da quarta-feira, ainda haverá o cumprimento de mandados em cinco estabelecimentos penais diferentes, situados nas cidades de Coremas, Patos, Sousa, Itabaiana e Cajazeiras. Participam da operação mais de 60 policiais.
A operação Mar do Sertão ganhou este nome devido ao Açude Coremas-Mãe D’água, localizado no município de Coremas, principal local da investigação, conhecido pelo seu extenso espelho d’água.