A Prefeitura de Conde, através da Gerência Executiva de Cultura, realizou ao longo da tarde e noite da última sexta-feira (16), o Auto do Natal Cultural. O palco para o evento que trouxe brilho, luz, arte e cultura ao mês natalino foi a Rua do Sol, na Praia de Jacumã.
As apresentações e exposições culturais foram de alunos da rede pública municipal de ensino que participam de oficinas ofertadas pelo Núcleo de Cultura, órgão vinculado à Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Conde (Sedec), que tem Izaíra Maria como gerente Executiva de Cultura.
Uma abertura emocionante com a execução do hino municipal por um coral de alunos, ao som de flautas, sax e violão, precedeu a interpretação do clássico europeu “Adeste Fidelis” por Sara Martins, Eliane, Thallyta e Yuri. Outras apresentações igualmente marcantes trouxeram balé, orquestra de flautas, voz e violão, canções gospel, coral, metais e baterias de percussão.
Oficineiros do Núcleo de Cultura apresentaram a peça “O Nascimento de Jesus”. Além de impressionar os presentes, o número confirmou os avanços do munícipio no apoio às manifestações culturais. O evento foi encerrado com uma apresentação de “Lapinha” (ou “Pastoril”), tradicional dança religiosa do nordeste brasileiro.
“É a culminância do trabalho cultural realizado nas escolas e na comunidade durante todo o ano”, explicou Izaíra. “Já esperamos o início do próximo ano letivo para retomarmos as ações. Nosso propósito é fortalecer a identidade cultural do nosso povo”, concluiu.