Uma Audiência Pública, realizada nesta quarta-feira(30), na Câmara Municipal de Alhandra, organizada pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação. O encontro contou com a participação da vice-prefeita, Zilda do Varejão que falou da importância que é tratar deste assunto e desenvolver políticas voltada a essa temática.
“É muito importante termos uma audiência como esta, onde discutimos sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, tema debatido em todo mundo. E aqui não seremos diferente, vamos também trabalhar por políticas públicas que venham a combater todo tipo de violência contra a mulher em nosso município”, afirmou a vice-prefeita, Zilda do Varejão.
Foram discutidos os seguintes temas: a “Política Pública de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar e a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no município de Alhandra”.
A secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vidal, falou da unidade que é a gestão e a parceria com os demais órgãos e o poder legislativo para a construção de políticas públicas para as mulheres. “Gostaria de aproveitar esse momento para agradecer o presidente da Câmara Municipal, Val Belmiro e os demais vereadores que representam a casa de discussões, que representam o povo. E também nós receber nesse momento que nessa audiência para que possamos estar aqui falando de políticas públicas, de enfrentamento a violência contra a mulher. E na importância de darmos as mãos, juntos com a construção de políticas públicas, para que possamos estar sendo essa voz contra todos os tipos de violência”, disse Juliana Vidal.
A coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana, Madalena Dias, disse que foram apresentados pontos e temas importantes para a construção de políticas públicas para as mulheres.
“No dia de hoje conversamos em audiência pública sobre a temática da violência contra a mulher, sobre o Dia Internacional Da Eliminação da Violência Contra a Mulher que é um marco mundial onde o mundo inteiro discute esse tema que é tão caro para toda a sociedade. E em Alhandra, saíram encaminhamentos importantes, nessa audiência pública, tais como: a criação de uma comissão intersetorial para discutir violência contra a mulher; a educação propôs criar um programa que insere tema de violência contra a mulher como parte do currículo das escolas, foi pautada também a criação de uma lei específica que trate do dia da mulher, que é uma demanda que veio a partir do NUCA. E também a gente enquanto município de Alhandra fazer adesão a campanha do CNJ do sinal vermelho contra a violência doméstica contra as mulheres. Foi uma tarde importante de encaminhamentos relevantes que nós pretendemos efetivar no município de Alhandra, inclusive a realização de uma pesquisa, para que a gente tenha dados para elaborar uma gestão mais assertiva para pensar uma política pública compatível com a realidade do município de Alhandra”, disse Madalena.
O vereador, irmão Beto, afirmou que o Poder Legislativo está à disposição para contribuir com as ações.
“Foi muito importante essa audiência para as mulheres de nosso município. Desde já quero parabenizar a gestão do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues com a vice-prefeita, Zilda do Varejão, por prontamente estar a disposição das mulheres de nosso município e dizer que como representante do povo por meio do poder legislativo estamos aqui a disposição para uma lei que venha beneficiar as mulheres. Estamos aqui de mãos dadas com o executivo municipal para buscar melhorias e proteção para nossas mulheres porque é um tema importante e juntos traremos dias melhores para Alhandra”, afirmou irmão Beto.
Também participaram da audiência, o vereador líder do governo, Manoel do Posto, o secretário municipal de Educação, Fernando Lima, e a presidente do Conselho Municipal da Mulher e da Diversidade Humana, Ihailana Valongo.