O atual presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), deve ser reeleito para o cargo com uma vitória arrasadora, segundo matéria do portal Congresso em Foco. Entre os partidos que devem declarar apoio a Lira ainda nesta semana estão o PT, o PV e o PCdoB, que fazem parte da federação Brasil da Esperança. O PSB do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, também deve apoiar o deputado alagoano.
Considerando a bancada paraibana do partido socialista em Brasília, Gervásio Maia admitiu que pode seguir a orientação nacional sobre a eleição na Câmara. O deputado federal reeleito, que também é presidente do PSB na Paraíba, disse que “seguiria” a corrente caso o partido feche a questão sobre o apoio a Lira.
Se a aliança com PT e o PSB for firmada, o parlamentar alagoano terá o apoio declarado ou sinalizado de 16 partidos, que juntos somam 83% da Câmara (429 deputados). A ampla adesão garantia uma vitória arrasadora para Lira, que é o principal distribuidor dos recursos do chamado orçamento secreto.
Arthur Lira já conta com o apoio do PP (47 deputados), do União Brasil (59), do Republicanos (41), do PDT (17), do Podemos (12), do PSC (6), do Patriota (4), do Solidariedade (4), do Pros (3) e do PTB (1).
Ainda faltam fechar apoio ao presidente da Câmara o PL, com 99 cadeiras, e o PSD, com 42, mas, segundo informações, a tendência é que também apoiem sua recondução ao cargo.