A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Coordenadoria de Mobilidade e Trânsito (CMT), e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Conde (Semec) realizaram a última atividade do programa Educar PRF dentre as previstas para o ano letivo 2022, na tarde desta sexta-feira (25).
Ao longo do ano corrente as instituições uniram recursos para levar a temática da educação no trânsito às crianças e adolescentes dos ensinos Fundamental I e Fundamental II como meio de reduzir a violência no trânsito educando os futuros condutores. As leis que regem o trânsito no Brasil foram apresentadas com ferramentas lúdicas adequadas a faixa etária dos grupos participantes.
“Finalizamos o programa, que se estendeu durante todo o ano, e já estamos com um novo convênio para 2023 que amplia o número de escolas atendidas”, disse Kaline Gonzaga, gestora da Semec. O novo convênio foi assinado pela Prefeita Karla Pimentel na solenidade de inauguração do Crei Maria José Garcez de Souza, no último dia 18.
A proposta do Programa é que a instituição parceira transmita conhecimento sobre o tema Trânsito “dentro de uma proposta sistemática no processo do ano letivo, sob a condução do professor”, explicou Clebson. “Ele [o professor] é quem vai encontrar a oportunidade em sua disciplina, no seu conteúdo, para transversalizar o tema trânsito. Dessa maneira, o tema é introduzido sem ocupar tempo ou da escola”, acrescentou o policial.
Conde está entre os 13% das cidades paraibanas que aderiram ao Programa e segundo Clebson Augusto, chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da PRF na Paraíba, “para PRF o município de Conde é estratégico por ter uma estrutura viária muito intensa, ser cortado pela segunda maior rodovia federal do Brasil, a BR-101, e estar no eixo metropolitano de João Pessoa.”
“Educar é essencial para o enfrentamento à violência no trânsito nessa região”, defendeu Clebson. “O objetivo maior é salvar vidas”, acrescentou.