Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, 1,2 milhão de paraibanos estão com a dose de reforço contra a Covid-19 atrasada. A aplicação do reforço é recomendado para pessoas com mais de 12 anos de idade após quatro meses da segunda dose ou dose única.
O Ministério da Saúde liberou, até o momento, a aplicação da segunda dose de reforço apenas para a população acima de 40 anos e trabalhadores da saúde, independentemente da idade. Contudo, a Paraíba já oferta a conhecida 4ª dose para pessoas acima dos 30 anos de idade.
Em recente entrevista, o secretário executivo de Gestão em Saúde do Estado, Jhony Bezerra, confirmou os números e ainda detalhou a nova cepa do coronavírus, frisando que ela possui características de escape da atual proteção vacinal.
“Mais 1,5 milhão de paraibanos ainda não tomaram a terceira dose dos imunizantes contra a Covid-19. É bem verdade que essa sub variante provavelmente estará circulando em breve na região Nordeste e na Paraíba. Essa cepa tem um alto poder de contaminação, tem uma capacidade de driblar as vacinas, um escape da proteção vacinal. Então é muito importante que a população esteja devidamente vacinada com as doses de reforço e fica esse alerta para a população”, ponderou o secretário.