Nesta terça-feira (15) é celebrada a Proclamação da República, mas apesar do feriado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a assistência ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital através da rede de urgência e emergência. Dessa forma, pessoenses e/ou turistas que precisarem, poderão ser atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas nos bairros de Manaíra, Valentina, Bancários e Cruz das Armas.
A assistência também está mantida através dos hospitais que compõem a rede municipal de saúde: Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma); Hospital Municipal Infantil do Valentina; Instituto Cândida Vargas; Hospital Santa Isabel e Prontovida, sendo os dois últimos com atendimento apenas por meio de regulação. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) poderá ser acionado pelo número 192.
Caso seja necessária assistência de urgência em saúde mental, a população conta com o serviço do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), localizado em prédio anexo ao Ortotrauma. Já o atendimento em saúde bucal está garantido pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) localizados na Torre e em Mangabeira.
As Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais e os demais serviços que não atuam como porta de urgência e emergência, além dos setores administrativos da SMS, não funcionarão durante o feriado. Também nesta terça-feira (15), não haverá testagem contra a Covid-19 e a vacinação será realizada apenas no ponto instalado no Shopping Mangabeira, das 8h às 16h.
O expediente de todos os serviços da SMS, assim como da Prefeitura, retorna a normalidade na quarta-feira, 16 de novembro.