Uma forte chuva chamou atenção dos moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, na noite de sábado (12). Além da forte precipitação, houve chuva de granizo no município. “Estou vendo as pedrinhas de gelo. Quem disse que aqui não chove granizo também?”, questionou um juazeirense que filmou o fenômeno.
Os primeiros dias de novembro de 2022 foram os mais chuvosos do período já registrados no Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O volume de chuva ocorrido na cidade neste sábado ainda não foi divulgado.
A chuva de granizo ocorre com frequência nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, mas é incomum em cidades do sertão nordestino, como Juazeiro do Norte.
Como ocorre o fenômeno
A chuva de granizo é mais comum em dias muito quentes. A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.
Esse tipo de tempestade ocorre com a chegada de frentes frias.
Previsão do tempo
Conforme a Funceme, na segunda-feira (14), deve haver variação entre céu nublado e parcialmente nublado com chuva isolada no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, na Jaguaribana e no Cariri. No Litoral de Fortaleza e no Litoral do Pecém, há baixa possibilidade de chuva isolada.
Na terça-feira (15), deve haver variação de céu nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões do Ceará.
De g1 Ceará