Morreu aos 83 anos o poeta Espedito Pedro da Silva, conhecido como Espedito de Mocinha. Natural de Monteiro, no interior da Paraíba, foi agricultor, contador de causos e trabalhou na construção da cidade de Brasília.
A causa da morte e informações sobre o velório e sepultamento não foram divulgadas.
Com um repertório de mais de mil poemas, Espedito de Mocinha lançou “Cariri de Aruiara”, um livro de poesia lançado em parceria com o Sebrae e a UEPB.
O poeta foi um dos homenageados na VI Edição do Festival de Cultura Zabé da Loca, sendo considerado o guardião da história do assentamento Santa Catarina.
A prefeita de Monteiro Anna Lorena, juntamente com a secretária de Cultura e Turismo, Christianne Leal, emitiram uma nota conjunta de pesar pelo falecimento de Espedito de Mocinha.
Leia a nota:
Iniciamos este dia chuvoso sendo surpreendidas com uma notícia tão triste. Monteiro perde uma pessoa muito querida por todos, um ícone que retratava tão bem nossa cultura. Seu Espedito Pedro da Silva, mas pra nós, Espedito de Mocinha. Sempre presente nos nossos eventos, contando seus causos, o agricultor e poeta sempre nos alegrava. Nosso guardião da história do assentamento Santa Catarina agora repousa e deixa em nós o sentimento de saudade e gratidão por ter compartilhado conosco todo seu conhecimento. Que suas mais de mil poesias nunca sejam esquecidas. A lembrança agora é o mote, o legado que ele deixa pra nós.
Em nome da Prefeitura de Monteiro e da Secretaria de Cultura e Turismo, registramos aqui nosso profundo pesar, e com o coração em luto e cheio de tristeza, desejamos que Deus conforte seus familiares e muitos amigos.
Christianne Leal
Secretária de Cultura e Turismo
Anna Lorena Leite Nóbrega Lago
Prefeita de Monteiro