Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, reiterou em suas redes sociais nesta terça-feira (25) que não planeja tentar a reeleição em 2026, caso saia vencedor do segundo turno do pleito de 2022, marcado para acontecer neste domingo (30).
“Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população”, escreveu o petista em seu perfil no Twitter.
Desde o início da campanha, no mês de agosto, Lula tem declarado que seu desafio para os próximos quatro anos, se for eleito, será maior do que o enfrentado quando ganhou a disputa pelo cargo de presidente em 2002, por não ter a intenção de disputar um segundo mandato.
O posicionamento do ex-presidente abre espaço para um eventual sucessor que não seja do PT, como seu candidato a vice, Geraldo Alckmim (PSB), e a senadora e ex-candidata à presidência Simone Tebet (MDB), que após conquistar o terceiro lugar neste ano, declarou apoio a Lula e ganhou destaque na campanha do petista no segundo turno.
Veja a publicação de Lula:
Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população.
— Lula (@LulaOficial) October 25, 2022