Está tudo pronto para a Gran Fondo, uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial. A largada será neste domingo (23), às 6h da manhã, no Busto de Tamandaré. Com mais de 300 participantes esperados, a competição tem duas distâncias: 81km e 119km.
A estrutura, montada na área da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes com área de convivência, espaço de fisioterapia, praça de alimentação, além de lojas do segmento, foi finalizada na manhã deste sábado (22).
Após a saída do Busto de Tamandaré, os ciclistas seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco, percorrem a via principal do Altiplano, seguem sentido à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, começando de fato as disputas de velocidade na PB-008 em direção ao Mangabeira Shopping, onde vão fazer o contorno nas proximidades e seguir rumo ao Centro de Convenções, retornando novamente à Estação Cabo Branco, completando assim uma volta da competição.
O atleta que for percorrer a distância menor vai dar quatro voltas pelo circuito. Já quem estiver inscrito na prova maior, precisa fazer o trajeto por seis vezes.
A Prefeitura de João Pessoa elaborou uma operação especial de trânsito e transporte com 50 agentes de mobilidade para garantir a segurança viária de todo o percurso para a Gran Fondo. A estratégia de largada/chegada, deslocamentos, bloqueios e desvios está sob responsabilidade da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
Para evitar conflito no trecho percorrido pelos ciclistas e os condutores que geralmente se deslocam pela área, a Semob-JP faz as seguintes orientações:
– Turistas e/ou motoristas de transportes de turismo: busquem rotas alternativas, indo por Mangabeira até o Valentina e acessem o Litoral Sul pelo Muçumago.
– Moradores de Quadramares/Altiplano/Mangabeira: o acesso no trecho da Avenida Hilton Souto Maior e PB-008, entre Seixas e o Shopping Mangabeira, será apenas pelo acostamento e em velocidade reduzida.
– Fiéis da Missa da Penha: Será permitida a passagem de veículos, apenas pelo acostamento da Avenida Hilton Souto Maior, em velocidade reduzida e liberada travessia para Penha/Seixas de forma controlada, com alternação a circulação dos atletas e com orientação total dos agentes de mobilidade.