Ocorreu nesse domingo (16) o primeiro debate entre candidatos à Presidência da República Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com pesquisas da Quaest e qualitativa da AtlasIntel, Lula se saiu melhor e desconsertou Bolsonaro nos dois primeiros turnos.
Na internet, a pesquisa Quaest apontou que Bolsonaro recebeu mais críticas que o petista entre os comentários dos usuários das redes sociais. O presidente e candidato à reeleição teve 61% das menções negativas, enquanto Lula, 57%.
No segundo bloco, Bolsonaro aumentou as menções desfavoráveis, indo para 66%, enquanto Lula teve 54% das menções negativas. No terceiro bloco, Bolsonaro leva vantagem e obtém 51% de menções positivas, enquanto Lula marca 39%.
A pesquisa AtlasIntel com eleitores indecisos que acompanharam o confronto travado com o presidente Jair Bolsonaro apontou que 54% dos participantes indicaram Lula como vencedor; já 32% deram a vitória a Bolsonaro. Outros 14% não souberam responder.
Para 59% dos entrevistados, Lula é a melhor opção no momento, após assistirem ao debate da Band. Outros 32% se manifestaram em favor de Bolsonaro; e 9% não sabem a quem apoiar. Lula também tem maioria dos votos dos eleitores de Simone Tebet e CIro Gomes.