O Google Assistente lançou, nesta segunda-feira (10), uma ferramenta intitulada “Estou aqui por você”. Agora, os usuários terão respostas de conforto toda vez que disserem estar tristes e/ou se sentindo sozinhos. A novidade vem em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental.
De acordo com o que foi divulgado pela Google, o recurso visa funcionar como uma resposta ao aumento nas pesquisas e comandos por termos relacionados à saúde mental, que vem acontecendo desde o início da pandemia de Coronavírus, em 2020.
O funcionamento do novo recurso do Google Assistente, ao que tudo indica, será bastante simples: toda vez que um usuário disser os comandos “Ok Google, estou triste” ou “Ok Google, me sinto sozinho”, o assistente virtual responderá com dicas de bem-estar e palavras de apoio. “Saber reconhecer esses sentimentos já é um passo. Obrigado por se abrir comigo”, diz uma das telas divulgadas pela Google hoje.
Segundo informado pela empresa, a novidade teve revisão feita pela Safe Space, uma companhia especializada em saúde mental, e está disponível já hoje em português, via app para Android e iPhone (iOS). É importante lembrar que, embora palavras de apoio sejam válidas em momento de solidão, pode ser interessante nesses casos buscar ajuda psicológica. É por esse motivo que, ao final das respostas, o Assistente da Google sugere também a busca por um auxílio especializado.
A novidade não é a única anunciada para o Google Assistente em 2022. Em maio deste ano, o assistente virtual ganhou novas respostas para mitigar o assédio e/ou perguntas abusivas. Ainda, também de acordo com anúncios feitos pela Google em meses anteriores, a empresa tem trabalhado em mecanismos para tornar a comunicação com o assistente mais “natural”.