De acordo com fontes ouvidas por jornalistas da CNN Brasil, governadores reeleitos no último domingo (2) e que já estavam em clima de apoio ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), articulam agora a construção de um documento oficial, além de “favores” em troca de apadrinhamentos.
Além de uma carta, que será escrita para tentar convencer parte do eleitorado que não vota em Bolsonaro, os governantes pedem que o chefe do Executivo se “comprometa” em ajudar economicamente os entes federativos e realizar reformas estruturantes.
Estão entre os apoiadores os governadores Ratinho Júnior (PR/PSD), Romeu Zema (MG/Novo), Cláudio Castro (RJ/PL), Ronaldo Caiado (GO/União) e Ibaneis Rocha (DF/MDB). Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador de São Paulo, deve entrar na lista de apoiadores.
Negociações
Ratinho Júnior teria falado sobre o assunto com Jair Bolsonaro por telefone esta semana. A ideia é que eles se reúnam em Brasília nesta quarta (5) para acertar os detalhes da carta com o presidente. O governador do DF, Ibaneis Rocha, também terá um encontro com Bolsonaro ainda nesta quarta-feira.