A Prefeitura de João Pessoa começa, nesta quarta-feira (5), seguindo ao longo deste mês, ações alusivas à campanha ‘Outubro Rosa’, de prevenção ao câncer de mama. Este ano, a programação da campanha conta com mutirão de mamografias e consultas de mastologia, em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, além de atividades de promoção à saúde da mulher nas unidades de saúde da família (USF) e outros serviços da rede municipal.
De acordo com a coordenadora da área técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rosselle Leite, a assistência voltada à população feminina de João Pessoa acontece de forma permanente.
“O Outubro Rosa serve para alertar as mulheres que elas podem se cuidar o ano inteiro nos serviços de atenção básica e especializada. Além disso, através do programa Tudo Rosa, a mulher pessoense a partir dos 40 anos tem o direito de fazer o exame de mamografia no mês de seu aniversário”, destacou Rosselle.
A partir desta quarta-feira até o final do mês, as unidades de saúde da família da Capital realizarão atividades ofertando diversos serviços de saúde e bem-estar direcionados ao público feminino. As usuárias terão acesso à solicitação de mamografia; ultrassom da mama; orientações sobre câncer de mama e avaliação de câncer de boca; palestras educativas e rodas de conversa sobre a importância do cuidado com a saúde da mulher; atendimento psicológico; exame citológico, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e atualização do cartão de vacinação.
A programação nas unidades também conta com atividades físicas; práticas integrativas e complementares à saúde como auriculoterapia, massoterapia e ventosaterapia; café da manhã saudável com orientação nutricional; massagem; limpeza de pele; máscara de argila e momento de beleza com maquiagem, esmaltação, corte de cabelo e design de sobrancelha.
Mutirão de mamografias – Dentro da programação do ‘Outubro Rosa’ da Capital, a Prefeitura de João Pessoa e o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU) realizarão um mutirão de consultas de mastologia e exames de mamografia nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Ao todo, serão disponibilizadas 135 vagas para mulheres com idade a partir dos 40 anos encaminhadas pela rede municipal de saúde, por meio da Central de Regulação.
Para ter acesso, a usuária deverá procurar sua USF de referência, onde receberá o encaminhamento para o mutirão. No HU, ela passará pela consulta de mastologia e pelo exame de mamografia. A depender do resultado do exame, a paciente terá acesso ao retorno. Também serão ofertadas ultrassonografias para os casos indicados.
Serviço – Além da intensificação de ações de prevenção ao câncer de mama durante o mês de outubro, a Prefeitura de João Pessoa garante essa assistência também durante os outros meses do ano. Por meio do programa Tudo Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde incentiva que as mulheres residentes na Capital, com idade a partir dos 40 anos, façam o exame de mamografia no mês de seu aniversário.
Mensalmente, a rede municipal de saúde disponibiliza 2,5 mil mamografias. Para ter acesso ao exame, a usuária deve se dirigir à sua USF, onde receberá a solicitação do médico ou enfermeiro e será encaminhada a um dos serviços de referência para a realização da mamografia. São eles: Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), Hospital Napoleão Laureano, Hospital Universitário Lauro Wanderley e Hospital São Vicente de Paulo.