No próximo dia 17 de setembro (domingo) das 8h ao meio-dia, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) de João Pessoa vai promover, nas praias do Cabo Branco e Tambaú, a versão local do Dia Mundial da Limpeza. A Semam confirmou a inscrição da Capital no evento, que reúne cidades de 191 países, em uma grande ação cívica para limpar o planeta.
Os técnicos da Semam estão articulando uma grande mobilização, convidando equipes do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, Capitania dos Portos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), universidades privadas e ainda representantes das secretarias municipais.
O Secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a ação tem o objetivo de promover a conscientização sobre o cuidado com o planeta.
“Esse cuidado começa na nossa casa – quando somos responsáveis pelos resíduos que produzimos, quando somos responsáveis pelo lixo, descartando da maneira correta, reciclando. E esse cuidado se estende pela nossa cidade, pelas ruas, espaços públicos”, concluiu.
Este é o quinto ano de realização do Dia Mundial da Limpeza. Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades, retirando resíduos que comprometem a saúde das pessoas, provocam alagamentos no período da chuva e poluem o meio ambiente.
A Semam vai abrir inscrições para quem desejar se voluntariar para a ação, mas o evento é aberto ao público, que poderá aproveitar uma manhã de conscientização e educação ambiental na praia.