Adjany Simplicio, candidata do PSOL ao Governo da Paraíba, participou de debate com a comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta segunda-feira (29), em Campina Grande. A única mulher na disputa estadual aproveitou a oportunidade para defender a retomada da Lei da Autonomia, atualização salarial e o direito à educação de qualidade.
“A UEPB cresceu e precisa ter um orçamento digno com o tamanho que tem”, disse a psolista, argumentando que a Universidade Estadual da Paraíba é um poderoso instrumento de pesquisa, extensão e produção acadêmica. Ela também propõe que a instituição dialogue com a educação básica. “É preciso discutir propostas da educação básica e ensino médio, para que possamos colocar como um horizonte possível da juventude alcançar o nível universitário”, acrescentou.
A candidata ainda defendeu a atualização salarial da categoria, que conta com valores congelados desde 2016, além da retomada das progressões horizontais e verticais. Professora da rede básica de João Pessoa, Adjany é graduada pela universidade estadual. Ela propôs também a construção de residências universitárias na UEPB além de restaurantes populares nas cidades com campi da instituição, argumentando que são medidas para assistir tanto ao corpo discente como à própria comunidade acadêmica, promovendo a segurança alimentar.
“Nós do PSOL temos esse entendimento de que a educação não é a salvação, mas é um instrumento para a construção da cidadania e da autonomia. E que, se a gente consegue hoje, na Paraíba ter uma Universidade Estadual que produz conhecimento, esse conhecimento pode ser compartilhado com a nossa comunidade, com a sociedade paraibana. A educação é um processo que pode transformar a sociedade e a gente tem esse compromisso”, pontuou a postulante a governadora.
Com informações do Portal F5