A pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (18), primeiro levantamento feito após o início oficial das campanhas eleitorais, aponta que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), diminuiu para 15 pontos a diferença em relação ao primeiro colocado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo os dados, Lula marcou 47% dos votos, ante 32% de Bolsonaro.
No mês de maio, a distância entre os dois primeiros colocados na disputa eleitoral era de 21 pontos percentuais. Em julho, a diferença já havia caído para 18 pontos.
Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes, do PDT, com 7% das intenções de voto. Os demais adversários seguem tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa.
O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades de terça (16), data do começo da campanha de rua, a esta quinta (18). A pesquisa, contratada pela Folha e TV Globo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-09404/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Conforme o levantamento e considerando a margem de erro, Lula apresenta chances de vencer a corrida presidencial já no primeiro turno, pois soma 51% dos votos válidos. O número exclui os 6% de brancos e nulos, que é a forma com que a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado final —vence quem tiver 50% mais um voto no dia 2 de outubro.
Veja os números:
Primeiro turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 47%
- Jair Bolsonaro (PL) – 32%
- Ciro Gomes (PDT) – 7%
- Simone Tebet (MDB) – 2%
- Vera Lúcia (PSTU) – 1%
- Pablo Marçal (Pros) – 0
- Felipe d’Avila (Novo) – 0
- Sofia Manzano (PCB) – 0
- Leonardo Péricles (UP) – 0
- José Maria Eymael (Democracia Cristã) – 0
- Roberto Jefferson (PTB) – 0
- Soraya Thronicke (União) — 0
- Brancos e nulos – 6%
- Indecisos – 2%
Segundo turno
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 54%
- Jair Bolsonaro (PL) – 37%
- Brancos e nulos – 8%
- Indecisos – 2%
Com informações da Folha de S. Paulo