A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (17), sessão solene com o objetivo de conceder o Troféu Mulher Cidadã à coordenadora das Delegacias da Mulher na Paraíba, Maísa Félix Ribeiro de Araújo. A solenidade proposta pela deputada Camila Toscano aconteceu no plenário da Casa de Epitácio Pessoa.
Para a deputada Camila Toscano, a delegada Maísa Félix tem sua trajetória marcada pela dedicação ao enfrentamento à violência contra a mulher, prestando relevantes serviços na defesa dos direitos da mulher. “A atuação da doutora da delegada Maísa é importante no nosso estado para toda população, sobretudo para as mulheres. Sua longeva atuação, com demasiada capacidade e competência no enfrentamento à violência e à criminalidade, notadamente em defesa da mulher paraibana, é motivo de orgulho, admiração e respeito por todos os profissionais da segurança pública de nosso estado. Por isso, merece o reconhecimento e a homenagem com o Troféu Mulher Cidadã”, destacou Camila.
A parlamentar revelou sentir-se honrada por ser a autora da homenagem prestada à delegada Maísa Félix pelo Poder Legislativo e ressaltou a credibilidade e o respeito que a servidora conquistou nos lugares por onde passou e das pessoas com as quais trabalhou. “Não há o que se questionar sobre o trabalho desenvolvido por Maísa. Ela engrandece a Paraíba pelo trabalho em defesa da mulher paraibana, lutando pelo fim da violência. A Assembleia ganha muito homenageando uma pessoa como a delegada Maísa Félix. Fico muito feliz por ter sido autora desse projeto para que estejamos aqui hoje participando desse momento festivo em homenagem a uma grande mulher paraibana”, acrescentou a deputada Camila.
Coautor da propositura, o deputado Raniery Paulino disse estar emocionado por poder proporcionar, ao lado da deputada Camila, uma homenagem tão válida à delegada Maísa Félix pelo legado deixado, através do trabalho realizado no município de Guarabira. “Doutora Maísa deixou um legado de amigos e de feitos em prol de Guarabira. Tive oportunidade de acompanhar o seu crescimento profissional, que foi conquistado com muita luta. Admiro seu jeito altivo sem perder a ternura, mesmo sem abrir mão das prerrogativas, do protocolo a ser seguido, do rito que a profissão exige. Quando se olha para ela, não se vê uma delegada, mas uma mãezona”, ressaltou o parlamentar.
Emocionada, a delegada Maísa Félix afirmou que a homenagem prestada a ela pelo Poder Legislativo paraibano representa, na verdade, o reconhecimento do trabalho realizado por todas as mulheres que atuam na Segurança do Estado. “Essa homenagem, esse troféu não pertence a Maísa somente. Maísa é, apenas, um partícipe dentro dessa conjuntura. Esse troféu pertence a todas as mulheres polícias, das três forças de segurança pública, a todos os homens das três forças de segurança pública que dedicam, incansavelmente, a sua vida em prol da segurança dos paraibanos e das paraibanas. Muita coisa a dizer, mas prefiro resumir em uma palavra: gratidão”, reconheceu a homenageada.
Participaram da solenidade o secretário de Estado Roberto Paulino; a diretora-geral adjunta da Acadepol, Anne Caroline Maciel; Coronel Gilberto Moura, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB); a ex-deputada estadual e atual secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarabira, Léa Toscano; a capitã Nayara Helena Pereira Andrade Lira, representando a Secretaria de Administração Penitenciária; Ana Beatriz Eufrasino, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB); a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; a juíza Conceição Maciel; presidente da Adepol-PB, Stefson Nogueira; o presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas, Shene Ásfora; além de delegados e agentes da Polícia Civil da Paraíba, familiares e amigos da homenageada.
MAÍSA FÉLIX RIBEIRO DE ARAÚJO
A delegada Maísa Félix é natural da cidade de João Pessoa e iniciou sua carreira como Policial Civil na Paraíba em 1987. Ela já atuou como delegada titular nas cidades de Monteiro, Serra Branca, Serra da Raiz, Caiçara, Belém, Guarabira, entre outras.
Além de receber honrarias pelos trabalhos realizados, a delegada conquistou também promoções, passando a atuar como delegada coordenadora do Grupo de Operações Especiais (GOE) de Guarabira e superintendente da 3ª Região da Polícia Civil, cargo máximo da Polícia Judiciária no Brejo, atendendo 32 municípios. Maísa Félix foi a a primeira Delegada da Mulher de Guarabira, o que a credenciou a ocupar atualmente a Coordenadoria das Delegacias da Mulher na Paraíba.