O programa 360 Graus recebeu, nesta quinta-feira (04), o pré-candidato a deputado federal pelo PSOL, Tárcio Teixeira. Na entrevista, o militante detalhou as pautas que pretende defender na Câmara dos Deputados, frisando ainda que um dos focos deste pleito é a eleição de uma bancada de sustentação ao possível governo Lula (PT) no Congresso Nacional.
Segundo Teixeira, ele irá levar até Brasília a luta pela revogação de todas as medidas adotadas pelo governo federal desde o ano de 2016, depois que a então presidente, Dilma Rousseff, foi retirada do cargo por meio de impeachment. Como exemplo, cita a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista que, em suas palavras, tirou os direitos dos brasileiros com a promessa de facilitar o acesso ao emprego, porém, a taxa de desemprego ficou cada vez mais alta. Outra bandeira a ser levantada com ênfase é a da defesa da democracia.
“Entendemos que é necessário desfazer a ‘Deforma da Previdência’ que atacou a aposentadoria e os benefícios da população brasileira. É preciso desfazer as medidas desse desgoverno que permitiu um número absurdo de agrotóxicos em nossos alimentos, envenenando o povo brasileiro. É preciso desfazer a ‘Deforma Trabalhista’, que foi apresentada como um processo para aumentar o emprego e na verdade retirou direitos, e continuamos com um número elevado de desemprego no nosso país mesmo com o formato de precarização apresentado”, iniciou.
O assistente social ainda apresentou quatro eixos a serem pleiteados em sua pré-campanha, são eles: o enfrentamento a insegurança, nova política de drogas para o país, priorização da cultura no Congresso Nacional e o ponto que, de acordo com Tárcio, está sendo tratado como principal, o enfrentamento à fome e à carestia.
“Voltamos ao Mapa da Fome. Infelizmente, temos mais de 30 milhões de pessoas passando fome, mais de 60 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e, pelas condições materiais do nosso país, entendemos que era para ser impossível ter fome no Brasil. Por isso, essa vai ser a nossa pauta número um, tanto na bandeira do PSOL na Paraíba, nacionalmente, como no alinhamento que estamos com a candidatura do presidente Lula”, destacou.
Experiente na disputa eleitoral paraibana, concorrendo ao cargo de governador do Estado nos anos de 2014 e 2018, Tárcio Teixeira acredita que tem chances de chegar à Câmara Federal pois os cidadãos desejam a renovação no Parlamento para desfazer os malfeitos do Executivo nacional nos últimos anos. Por esta razão, argumenta a necessidade da eleição de parlamentares que garantam a revogação de projetos em desfavor da sociedade e que trabalhem para impedir que novos golpes sejam aplicados contra a democracia brasileira.
“Estamos articulados com a população brasileira no sentido de dizer: ‘Bolsonaro é o anti-presidente do nosso país, ele é responsável por tudo que aí está, mas ele não faria tudo isso se não tivesse os deputados federais para votar nas propostas dele no Congresso Nacional’. Então, precisamos dizer que esses parlamentares que aí estão, recebendo recursos do orçamento secreto e votando com Bolsonaro, são responsáveis direto pelas consequências da fome, do desemprego, da falta de habitação, da carestia que o povo sofre na Paraíba e nos diferentes estados do Brasil”, pontuou.
“Nós entendemos que para o presidente Lula tomar posse após ganhar a eleição e garantir que esse programa político que está sendo apresentado seja executado vai precisar de uma base parlamentar extensa no Congresso Nacional. E a gente está se colocando nesse campo, nesse lugar”, completou o pré-candidato à Câmara Federal.
Assista à entrevista completa com Tárcio Teixeira: