• Sobre
  • Contato
05/11/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque

Prefeito de João Pessoa apresenta projeto do Parque das Três Ruas e anuncia abertura de licitação para obra

1 de agosto de 2022
em Destaque, João Pessoa, Sociedade
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
Prefeito de João Pessoa apresenta projeto do Parque das Três Ruas e anuncia abertura de licitação para obra

As famosas Três Ruas dos Bancários foram adotadas naturalmente pela população como espaço para a prática de esportes como a caminhada. O potencial daquelas vias, no entanto, vinha sendo subaproveitado pela falta de estrutura e planejamento. Foi pensando nisso que a Prefeitura da Capital projetou o Parque das Três Ruas, que vai transformar o local em um ambiente de lazer, convivência e prática esportiva, além de remodelar a mobilidade. O projeto arquitetônico e urbanístico foi apresentado na manhã desta segunda-feira (1°) pelo prefeito Cícero Lucena, que também anunciou abertura do processo licitatório.

“Esta gestão tem como marca cuidar da cidade e fazemos isso garantindo qualidade de vida. Essa é uma via importante para a mobilidade de toda a região devido ao adensamento populacional e urbanizá-la é pensar no futuro. Será toda uma nova infraestrutura para atender a demanda de trânsito e para oferecer mais um espaço onde as pessoas possam socializar”, destacou Cícero Lucena. O prefeito ainda destacou que o chamamento para a concorrência pela obra será publicado na próxima edição do Diário Oficial do Município.

O Parque vai contar com área de aproximadamente 9,3 hectares e será dividido em três espaços: Recanto das Árvores, Recanto dos Esportes e Recanto das Crianças. “Será feita não só apenas a parte urbanística, mas também a mobilidade, com pistas centrais em asfalto e as laterais de acesso local e lazer. Tudo isso vai melhorar o trânsito caótico da principal dos Bancários. Vamos somar ambiental e mobilidade mudando completamente a face dessa região”, afirmou o secretário municipal do Planejamento, José William Montenegro.

O local terá equipamentos esportivos como ciclovia e pista de caminhada de 1,6 quilômetro (km); curtas trilhas acessíveis; duas quadras esportivas para prática de vôlei de areia e/ou beach tênis, uma quadra de Streetball, onde se pode praticar basquete de rua e uma área de esportes radicais, com pista de skate e espaço para prática de slackline.

Para quem quiser apenas dar um passeio, socializar ou gastar a energia das crianças, o Parque vai oferecer calçadas padronizadas e acessíveis, iluminação em LED, espaços de contemplação e convívio, com jardins para piqueniques, três decks de madeira com bancos de proteção e guarda-corpo, uma área exclusiva de brinquedos rústicos de madeiras e outros adaptados para crianças com alguma deficiência ou necessidade especial.

O contato com a natureza também é um diferencial. Por isso o Parque das Três Ruas vai receber totens de sinalização para oferecer, além da possibilidade de contemplação, espaços para ações de educação ambiental. O secretário de Meio Ambiente, Wellison Silveira, destacou que aquela é uma das áreas urbanas mais arborizadas de João Pessoa. “Chama a atenção pela diversidade de espécies arbóreas e a realização do Parque das Três Ruas vai oferecer para a população a estrutura para que utilize o espaço da melhor forma possível”, afirmou.

Mobilidade – A chegada do novo Parque é acompanhada de uma reestruturação do esquema de trânsito na via. Além do estacionamento, incluindo vagas de PCD e bicicletários, contidos no próprio projeto, a região vai ganhar obras viárias de ligação entre os Bancários e Castelo Branco e de melhoria do tráfego na própria via do Parque, a Rua Bancário Waldemar Mesquita Accioly, e seu entorno.

O encontro entre as ruas Rosa Lima dos Santos e Waldemar Accioly vai ganhar uma rotatória. Também serão construídas faixas de pedestre elevadas e sinalização padrão, localizadas nas ruas paralelas à Waldemar Accioly para maior conforto e segurança dos moradores. Os ônibus vão circular em faixas exclusivas e os passageiros vão aguardar em abrigos adaptados e sinalizados.

Já a ligação entre bairros será feita em parceria com o Governo do Estado, sendo uma ponte de cerca de 200 metros que liga os Bancários e a Universidade Federal da Paraíba, na altura do Hospital Universitário.

“O Parque tem uma influência enorme na região dos Bancários, Jardim Cidade Universitária, além de que vai fazer uma grande ligação no sistema viário, facilitando a vida de todos aqueles que por ali circulam, quando se fará a ligação com o Anel da Cidade Universitária. Será uma coisa extremamente interessante para a mobilidade urbana”, destacou o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite.

CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Portaria do TCE-PB proíbe a circulação de pessoas e veículos com material de campanha eleitoral

Próxima Matéria

Central de Transplantes registra doação de órgãos no Hospital de Trauma de João Pessoa

Matérias Relacionadas

Cícero Lucena apresenta programação cultural de Natal e Réveillon e inaugura decoração natalina
Cultura

Cícero Lucena apresenta programação cultural de Natal e Réveillon e inaugura decoração natalina

3 de novembro de 2025
Começa nesta segunda atendimento online para agilizar serviços de alvarás, certidões e Habite-se
João Pessoa

Começa nesta segunda atendimento online para agilizar serviços de alvarás, certidões e Habite-se

3 de novembro de 2025
Governo da Paraíba inaugura Balcão Paraíba Digital e amplia acesso aos serviços públicos digitais
Paraíba

Governo da Paraíba inaugura Balcão Paraíba Digital e amplia acesso aos serviços públicos digitais

3 de novembro de 2025
Próxima Matéria
Macaco hidráulico falha e carro cai por cima de cabeça de mecânico

Central de Transplantes registra doação de órgãos no Hospital de Trauma de João Pessoa

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio