O Dia Mundial da Saúde Ocular é comemorado neste domingo (10). A data é um alerta para a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares que, se não forem tratadas, podem levar à perda da visão. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), possui, na Policlínica Municipal de Jaguaribe, uma estrutura de referência no atendimento ambulatorial e clínico para o tratamento visão na Capital.
O atendimento tem uma demanda média de 700 pacientes por mês, na sua grande maioria, de João Pessoa e alguns regulados por outras cidades que mantém pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde.
“A Policlínica de Jaguaribe é referência no atendimento em oftalmologia, tanto para os casos clínicos quanto para os ambulatoriais, conforme avaliação médica. Nosso atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com uma estrutura contemplada por cinco oftalmologistas”, explicou Lazuir Braga, diretora-geral da Policlínica Municipal de Jaguaribe.
Patologias oculares – As principais causas de cegueira em adultos são a catarata, o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Já entre as crianças, os maiores causadores da perda de visão são: infecções congênitas, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e glaucoma congênito.
De acordo com oftalmologistas, 75% dos casos de cegueira podem ser evitados, portanto, a visita regular ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano, é essencial para a prevenção de doenças como o glaucoma e a degeneração macular, principalmente a partir dos 40 anos de idade, assim como da catarata para as pessoas de mais idade.