Em nota divulgada nessa quarta-feira (08), o PSDB informou que tem a intenção de apoiar a pré-candidata do MDB à Presidência, Simone Tebet. Segundo o texto, a Executiva Nacional irá apresentar nesta quinta (09) uma proposta de coligação com o MDB.
“Nesse importante momento da história do País será encaminhado, nessa quinta-feira, na Executiva Nacional do PSDB a proposta de coligação com o MDB para eleição de Presidente de República com o nome da Senadora Simone Tebet”, escreveu o perfil oficial do partido no Twitter.
No mês passado, o PSDB desistiu da ideia de lançar a candidatura presidencial do ex-governador de São Paulo João Doria, vencedor das prévias, e trabalhava em torno de uma candidatura única da terceira via. Uma ala do partido, no entanto, ainda resistia a apoiar a senadora.
Na manhã de quarta, o MDB indicou aos tucanos que abriria mão de sua candidatura ao governo do estado, resolvendo o último impasse que ainda estava pendente e facilitando o acordo.
Em entrevista à CNN, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que o partido precisava apresentar uma alternativa à polarização.
“Temos a convicção de que partidos com a história do PSDB, do Cidadania e do MDB precisavam apresentar uma alternativa a essa polarização instalada, que é rejeitada por parte muito expressiva dos brasileiros. Apresentar um projeto de país de redução de desigualdades sociais, das grandes desigualdades econômicas dos país”, declarou.
Questionado sobre a escolha do candidato a vice na chapa de Tebet, Araújo disse que o PSDB participará da decisão, mas ainda não definiu um nome.
“O PSDB participará dessa composição com o vice se a executiva ratificar essa posição amanhã. O partido tem nomes de história para o país, a exemplo do senador Tasso Jereissati, da senadora Mara Gabrilli, tantos outros nomes que podem abrilhantar esse processo”, pontuou.
No Twitter, Tebet comemorou o anúncio do PSDB e disse que os partidos caminham para um momento histórico.
“Mais um passo dado em direção à união do centro democrático. MDB, PSDB e Cidadania caminham para um momento histórico a favor da reconstrução do Brasil”, celebrou a senadora.
CNN Brasil