• Sobre
  • Contato
18/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Destaque

MPPB recomenda adequação de CREAS Regional de Malta ao Sinase; entenda

22 de maio de 2022
em Destaque, Investigação, Irregularidades, Paraíba
Tempo de leitura: 2 mins de leitura
A A
Procuradoria-Geral de Justiça publica ato sobre novas regras para o retorno das atividades presenciais

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social Regional (CREAS) de Malta a adequação da unidade de atendimento ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). As medidas devem ser efetivadas em até 15 dias.

O promotor de Justiça em substituição, Eduardo Luiz Cavalcanti Campos, da Promotoria de Justiça de Patos, pediu ainda o providenciamento da inscrição da entidade à relação de membros que compõem os conselhos de cada município abrangido pelos serviços do CREAS. Atualmente, a unidade atende os municípios de Malta, Condado, Vista Serrana, São Bentinho, São José de Espinharas e Paulista.

O Inquérito Civil 040.2022.002171, que resultou na recomendação, foi instaurado a partir de inspeção realizada em 5 de maio, pela promotora de Justiça Larissa de França Campos, titular do cargo, que verificou irregularidades estruturais, técnicas e legais no local.

O ato é amparado pelas leis 12.594/2012, do Sinase (que trata sobre a regulamentação da aplicação e da execução de medidas socioeducativas para promover a socialização de adolescentes nos âmbitos federal, estadual e municipal), e 8.069/1990, do Estatuto da Criança do Adolescente.

Dentre as medidas, estão o ajustamento da unidade aos requisitos obrigatórios para ingresso nos Conselhos Municipais, como a elaboração de regimento interno e a inclusão de planejamento de execução das atividades de integração social e formação profissional dos socioeducandos; como a articulação de ações da entidade com instituições do Sistema S (Senai, Senar, Senac, Sescoop, Senat), com outras instituições profissionalizantes e com políticas de esporte, cultura e lazer.

A Promotoria também recomendou o monitoramento da participação e contribuição dos pais ou responsáveis no processo de ressocialização dos adolescentes, prevista na Lei 8.069/1990; o acompanhamento contínuo dos socioeducandos com encontros coletivos ou individuais visando à verificação do cumprimento das medidas e à realização de avaliações periódicas do serviço que executa as medidas socioeducativas para encaminhamento e articulação do MPPB com o Poder Judiciário.

Irregularidades

Quanto às medidas relacionadas ao prédio e as questões administrativas do CREAS, o promotor de Justiça recomendou as seguintes ações:

1 – Realocação de recursos humanos e materiais para outro local durante a reforma do prédio em que o serviço funciona atualmente (gestores devem encaminhar se acatam ou não a recomendação em até 15 dias, se acatada realizar o deslocamento em até 15 dias);

2 – A necessidade de preenchimento do quadro de pessoal do órgão, como os cargos de coordenador, psicólogo, pedagogo, recepcionista e estagiário;

3 – Aumento da cota de combustível para os transportes utilizados pelos municípios atendidos pela entidade na realização de visitas domiciliares e institucionais.

 

 

MPPB.
CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Governador entrega obras nas áreas da saúde, educação e assistência social em Nova Palmeira

Próxima Matéria

TRE-PB cassa registro e diploma de candidatos; confira

Matérias Relacionadas

PC deflagra ‘Operação Livramento’ para desarticular uma facção criminosa em Santa Rita
Policial

PC deflagra ‘Operação Livramento’ para desarticular uma facção criminosa em Santa Rita

18 de junho de 2025
Veículo capota e deixa três pessoas feridas entre Mamanguape e Itapororoca, na PB
Notícias

Criança de 3 anos morre após incêndio no Bairro das Indústrias, na capital

18 de junho de 2025
Veneziano recebe a mais alta comenda da AGU pelos seus relevantes serviços como Senador
Política

Veneziano recebe a mais alta comenda da AGU pelos seus relevantes serviços como Senador

18 de junho de 2025
Próxima Matéria
Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba reage aos ataques de Bolsonaro e reforça transparência das urnas eletrônicas

TRE-PB cassa registro e diploma de candidatos; confira

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio