Foi deflagrada nesta quinta-feira (19) pela Polícia Federal, por meio da Delegacia de Patos, a Operação Easy Money, que apura crimes contra o sistema financeiro nacional. Conforme a investigação, empresas estariam concedendo empréstimos no cartão de crédito mesmo sem ter autorização para operar como instituição financeira.
Os agentes policiais estão cumprindo mandado de busca e apreensão expedido pela 14ª Vara Federal da Subseção Judiciária da cidade.
No decorrer da investigação, foi constatado que uma das empresas estaria entregando dinheiro, sem possuir autorização do Banco Central, a pessoas físicas em troca do limite disponível no cartão de crédito. Ou seja, as entidades simulavam a venda de um produto inexistente e os clientes efetuavam o pagamento parcelado do “empréstimo”, com cobrança de taxas e juros. O slogan utilizado pela empresa era “passou o cartão, pegou o pirão”.
O mandado foi cumprido num estabelecimento comercial situado no município de Patos, no qual havia a prática dos empréstimos de forma ilegal.