Após uma fala racista vazada durante sessão da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Camilo Cristófaro publicou um vídeo ao lado de funcionários negros para dizer que não é racista.
Na gravação, publicada em suas redes sociais, o vereador diz que sua frase foi lamentável e fora de contexto, uma brincadeira muito infeliz. “Eu nunca fui, nem nunca serei racista”, disse.
O vídeo é gravado ao lado de funcionários negros da equipe do parlamentar. Na gravação, eles são apresentados e fazem falas em defesa do vereador.
Na última terça, o vereador terminou um raciocínio dizendo que “é coisa de preto”. O termo racista foi captado pelo microfone do parlamentar no início de uma sessão e transmitido na TV da Câmara de Vereadores.
Veja o vídeo AQUI.
Após a repercussão negativa, o partido de Camilo, o PSB, formalizou a desfiliação dele, que já havia sido pedida em 28 de abril, por outras questões, de divergência com o comando da sigla.
A Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) instaurou um inquérito para investigar a fala racista do vereador. O pedido foi protocolado por políticos do PSOL.